8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e 13º Fórum de Turismo do RN acontecem em julho na capital potiguar

Temas incluem Experiências, Sustentabilidade, Tendências, Turismo, dentre outros. — Foto: Canindé Soares

Belezas naturais, passeios, gastronomia, artesanato, dança, música e muita troca de experiência. Isso e muito mais reunidos nos dois principais eventos de fomento ao turismo potiguar, organizados pela Argus Eventos, sob direção de Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino: a 8ª Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e o 13º Fórum de Turismo do RN, que acontece de 21 a 23 de julho, no Centro de Convenções de Natal, com entrada e estacionamentos gratuitos. Já o lançamento oficial, que reúne patrocinadores, expositores e imprensa, está marcado para o dia 1º de julho, a partir das 8h, no Salão Bossa Nova, do Serhs Natal Grand Hotel.

Com temas que incluem Experiências, Sustentabilidade, Tendências, Regionalização do Turismo, dentre outros, o Fórum (21 de julho) traz em sua programação palestrantes nacionais, entre eles: Mariana Aldrigui (Fecomércio-SP), Jacqueline Gil (Ampliamundo), Ana Clévia Guerreiro (Sebrae Nacional) e Ana Carla Moura (Ministério do Turismo). Um momento de debates e informações em prol do desenvolvimento turístico do Estado.

8ª Femptur

Uma grande vitrine do Rio Grande do Norte, a 8ª Femptur já está com mais de 100 estandes reservados. Passeios, viagens, artesanatos, cultura, fotografias, gastronomia, agricultura familiar e negócios, tudo reunindo e evidenciando o que há de melhor em cada segmento, em um espaço amplo, representado em exposições e comercialização. Além de ambientes integrados, reservados para artistas de Natal e demais municípios do Estado, com estandes específicos do artesanato de Timbaúba dos Batistas e de Macaíba. A Agricultura Familiar também terá um local próprio na feira, com produtos de várias regiões do RN, e cooperativas de produtores locais. A Lucena – uma das maiores distribuidoras do segmento no Nordeste – terá loja montada na Femptur.

A gastronomia e a arte se somam durante a Feira, tendo, aglutinado a praça de alimentação, um palco para apresentações culturais. Municípios como Goianinha, Senador Avelino, Lajes, Touros, Sítio Novo, Ceará-Mirim, Pedro Velho, Carnaúba dos Dantas, Serra Caiada e Timbaúba dos Batistas, estarão com seus grupos folclóricos; e mais duas orquestras de amplo reconhecimento no cenário musical: Orquestra Sanfônica de São Miguel do Gostoso e a Filarmônica de Macau se apresentarão no evento.

Capacitação

Uma área de capacitação, abrangente para 50 pessoas, estruturado com telão e headphones, ficará disponível durante todo o evento, para municípios que queiram apresentar (por até 30 minutos) projetos e programas no segmento do turismo do RN. Rio do Fogo, Santa Cruz, Tibau do Sul, Parnamirim, entre outros destinos, terão gestores promovendo capacitações para agentes de viagens e guias de Turismo. Demais novidades, ficarão por conta do Senac e Sebrae.

Trocas

Paraíba e Pernambuco terão caravanas de agentes de viagens durante a Femptur. E, cada Estado, trará 40 profissionais que trabalham com vendas de destinos. Uma oportunidade para conhecer e expandir novos produtos turísticos do RN. Outro ponto de destaque, é a presença de jornalistas de João Pessoa – PB e Recife – PE, e de influenciadores digitais de Porto Alegre – RS, Curitiba – PR, Campinas- SP, Belo Horizonte – MG, Goiânia -GO e Cuiabá-MT, a convite da Emprotur, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A 8ª Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e o 13º Fórum de Turismo do RN têm apoio da Emprotur, Prefeitura de Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio-RN, Banco do Nordeste e Serhs Natal Grand Hotel.