Projeto Trapiá semente chega à comunidade quilombola em Currais Novos

O Trapiá Semente chega à comunidade com a proposta de valorização da história e cultura local através do teatro. — Foto: Divulgação

Atuando em cidades do Seridó desde março, o Projeto Trapiá Semente chegou na Comunidade Negros do Riacho, em Currais Novos, RN, com o projeto de formação de grupo de teatro com crianças e adolescentes. A apresentação do Espetáculo Menino Pássaro ocorreu às 9h desta terça-feira, 26, no Ginásio da Escola Tristão de Barros e às 19h30 será na Comunidade Negros do Riacho. O Workshop de Iniciação Teatral acontece com Alexandre Muniz às 14h, na Escola PHG.

A comunidade Negros do Riacho é certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. São cerca de 150 pessoas, com atividade econômica voltada para agricultura e produção de louça de barro, patrimônio cultural do lugar.

O Trapiá Semente chega a comunidade com a proposta de valorização da história e cultura local através do teatro, fazendo de suas crianças e adolescentes protagonistas da própria história. Por seis meses o projeto irá atuar na comunidade, através de arte-educadores e outros profissionais, com oficinas de interpretação, bonecaria, cenografia, iluminação, figurino e todos os elementos da criação artística para peça de teatro.

O Trapiá Semente divide-se em três etapas: Semear, com apresentação do espetáculo, Regar, com oficinas e formação do grupo de teatro e a etapa Florescer, que corresponde ao grupo formado, realizando apresentação do próprio espetáculo.

Trapiá Semente é realização da Trapiá Cia Teatral, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Governo do RN, pela Fundação José Augusto, parceria da Mapa Realizações Culturais e apoio das prefeituras municipais e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.