PT decide mudar o marqueteiro da pré-campanha de Lula

Saída do publicitário resulta da crise instalada na equipe de comunicação do pré-candidato petista. — Foto: Ricardo Stuckert

A direção do PT decidiu afastar o marqueteiro Augusto Fonseca da pré-campanha de Lula. O publicitário e diretor da agência MPB Estratégia e Criação era um dos pivôs da crise que tomou conta da equipe de comunicação do ex-presidente, comandada pelo ex-ministro Franklin Martins.

Em nota, a direção do partido informou que, “por razões administrativas e financeiras, não foi possível consolidar a contratação da produtora MPB para participar da campanha eleitoral deste ano”. Como justificativa para o rompimento, o partido informou que “não foi possível compatibilizar a proposta orçamentária com o planejamento dos recursos partidários”.

A nota não faz menção à permanência ou não de Franklin Martins no comando da comunicação de Lula. O ministro da Secretaria de Comunicação Social no segundo governo de Lula (2007-2010) está no centro de um embate interno do PT sobre os rumos da comunicação tanto da campanha eleitoral quanto da própria legenda.

Uma ala do partido, ligada ao secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto (SP), faz pressão para que Lula substitua Franklin por um nome mais ligado à estrutura partidária. O ex-ministro é o principal assessor do ex-presidente para a área de comunicação, mas vem sofrendo críticas em relação aos resultados apresentados.

Correio Braziliense