Líderes abordam temas relacionados à construção de monumento, saúde e combate ao bullying

Sessão ordinária nesta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa. — Foto: João Gilberto

As lideranças partidárias da Assembleia Legislativa abordaram temas diversos durante a sessão ordinária nesta terça-feira (5). Como primeiro orador no horário, o deputado José Dias (PSDB) falou sobre uma grande obra na área do turismo religioso, que está sofrendo entrave para a sua execução no município de Santana do Matos, na região Seridó.

“Na quinta-feira passada houve uma audiência pública na Câmara Municipal de Santana do Matos a respeito de uma obra extremamente fundamental para aquele município. Uma obra que tem a relevância parecida com a do santuário de Santa Cruz. É o mirante de Santana com o busco de uma imagem de 40 metros e aparelhamento turístico que se constituirá num grande instrumento para o desenvolvimento social e econômico do município. A audiência provou que já existe em caixa na prefeitura recursos na ordem de R$ 1,9 milhão para o início das obras”, disse o deputado.

Segundo ele, a obra ainda não foi iniciada porque o PT está colocando obstáculos. O deputado relatou que tinha sido pedido um laudo favorável do Idema, mas o partido denunciou porque tem uma força miraculosa, pois um funcionário impediu. Foi solicitada outro parecer do Ibama que foi concedido, mas é preciso cancelar o impedimento que foi colocado pelo funcionário para eliminar o impedimento do laudo anterior.

Já o deputado George Soares (PV) aproveitou o horário para fazer defesa do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, de acusações da oposição ao Governo do Estado, de acordo com as quais estaria fechado.

“Ao contrário disso, depois de 21 anos de fundado, o hospital está passando por uma ampla reforma. Quando a administração recebeu a unidade de saúde não havia sequer uma ambulância no hospital, nem aparelho de ar-condicionado na sala de cirurgia. A oposição ao governo tem todo o direito de criticar, mas é preciso pegar as informações corretas, como as que recebi da diretoria do hospital. Nós temos que agradecer porque depois dessa reforma, o hospital vai ser de referência”, asseverou o deputado George Soares.

Ele disse que o hospital já recebeu equipamentos e 10 leitos que foram instalados durante a pandemia e que foram autorizados para serem utilizados em UTI geral; seis enfermarias novas e recuperação de três salas de cirurgias. “Não está faltando infraestrutura no hospital”, finalizou.

A semana de combate ao bullying e cyberbullying foi o tema abordado pela deputada Cristiane Dantas (SDD). Ela lembrou que o dia de combate é o dia 7 e solicitou que uma cartilha elaborada por iniciativa do seu mandato seja distribuída nas escolas públicas e privadas.

“Essa temática tem que ser bastante trabalhada junto às crianças e adolescentes para que não haja consequências danosas. Essa é uma pauta muito importante. O dia de combate foi instituído por uma lei de nossa autoria, a Lei 1.418 de 2018. Solicito o apoio do Estado para trabalhar esse tema que é de grande importância para a proteção de nossas crianças e adolescentes”, disse a deputada.