Carnaúba dos Dantas inicia projeto de teatro com adolescentes

O espetáculo Menino Pássaro é baseado em cordel do poeta cordelista Edcarlos Medeiros. — Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 23, o Projeto Trapiá Semente foi recebido em Carnaúba dos Dantas, Terra da Música, com público que superou as expectativas, na quadra de esportes do Instituto Municipal João Cândido Filho. No local houve apresentação do espetáculo Menino Pássaro, às 9h e às 14h.

O espetáculo Menino Pássaro é baseado em cordel do poeta cordelista Edcarlos Medeiros e tem uma mensagem de fortalecimento dos laços através da liberdade. O espetáculo também fala sobre amizade, solidão e família.

Também nesta quarta-feira houve workshop de iniciação teatral, às 17h, sendo esta a etapa do projeto intitulada de Semear. O projeto permanece no município por seis meses. Na segunda etapa – Regar – está a capacitação dos adolescentes, onde terão orientações sobre atuação em cena, produção de adereços, sonoplastia, direção de palco, produção, e atuação como cenotécnico e contra-regras. Toda esta preparação também inclui a criação de roteiro para novo espetáculo.

As oficinas tem a orientação do arte-educador de Carnaúba dos Dantas, Wagner Cortez, e conta com equipe da Trapiá Cia Teatral e Mapa Realizações Culturais com Alexandre Muniz, Emanuel Bonequeiro, Custódio Jacinto, Aglailson França e Tatiane Fernandes.

A culminância do projeto acontece com apresentação de novo espetáculo, montado e apresentado pelo grupo de Carnaúba do Dantas, que deve acontecer com seis meses de oficinas. Esta é a última etapa, intitulada de Florescer.

A realização do projeto Trapiá Semete, é da Trapiá Cia Teatral em parceria com a Mapa Realizações Culturais e conta com apoio dos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (CMDCA), e Prefeitura Municipal, tendo os principais custos através da Lei Câmara Cascudo numa iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia. O projeto tem patrocínio da Neoenergia Cosern e Governo do RN através da Fundação José Augusto.