Atitude Cooperação recebe visita musical da X Mostra de Violoncelos da UFRN neste sábado

Na programação, oficina e recital para alunos do Tocando a Vida com D’Amore. — Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 26 de março, às 10h, a Atitude Cooperação recebe uma visita musical da X Mostra de Violoncelos da UFRN com presenças de renome da cena musical brasileira. Fazem parte da visita, o violoncelista Gustavo Tavares, o pianista Durval Cesetti e o violonista Ezequias Lira. O evento é realizado pela Escola de Música da UFRN com patrocínio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN e apoio do Instituto Histórico e Geográfico do RN. A ação deste sábado é voltada aos alunos do projeto Tocando a Vida com D’Amore da Atitude Cooperação.

Para a Instituição, é um momento importante de estreitamento dos laços entre os alunos e músicos de renome. “Receber esses músicos no nosso projeto é uma grande honra. É uma oportunidade valiosa e necessária para que os nossos alunos possam vislumbrar as inúmeras possibilidades de atuação, de aperfeiçoamento e crescimento. Hoje eles recebem, aprendem e crescem, mas no futuro serão eles as fontes de inspiração para outros”, comenta uma das coordenadoras do projeto Tocando a Vida, Fernanda Resende. O projeto Tocando a Vida com D´Amore foi idealizado pelo maestro e violonista Oswaldo D’Amore e oferece o ensino da música clássica por meio de aulas teóricas e práticas. Conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão e incentivo da Unimed Natal.

Sobre os músicos

Gustavo Tavares é Doutor em Artes Musicais e músico versátil, tocando frequentemente com artistas clássicos, jazz e populares.   Já se apresentou em todo o seu país de origem, o Brasil, e em algumas das mais famosas salas de concerto e festivais do mundo. Apresentou-se como solista e maestro de várias orquestras, incluindo a Orchestra d’Archi Italiana, a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília e a Filarmônica de Joanesburgo.

Durval Cesetti é descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal), Durval Cesetti completou seu doutorado, mestrado e bacharelado na McGill University (Canadá), tendo estudado com Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier, Eugene Plawutsky e Neusa França.

Ezequias Lira é violonista, pernambucano, e desenvolve um processo criativo que valoriza linguagens musicais enraizadas na tradição musical brasileira, divulgando, descobrindo, criando e interpretando sons que dialogam entre o erudito e o popular. Já se apresentou como violonista em diferentes países como Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Cuba e México.

Viveu por oito anos no Canadá onde cursou Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em interpretação musical na Université de Montréal.