Média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil cai 48% em duas semanas

Último paciente com Covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla recebe alta. — Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, neste sábado, 5, indicam 672 novos óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas. O país apresentou, assim, média móvel de 430,6 mortes, com queda de 48,3% no índice em comparação com os números computados há duas semanas.

De acordo com a avaliação de infectologistas, a variação de 15% para menos, na comparação com 14 dias atrás, coloca a situação pandêmica em queda. Este é o nono dia consecutivo em que a curva está em queda no Brasil, atingindo, neste sábado, o ponto mais baixo desde 27 de janeiro, voltando a ficar, ainda, abaixo de 450, após intenso período em disparada com picos acima de 950 na média móvel.

Os indicadores demonstram que a ômicron, a mais transmissível das variantes do coronavírus, finalmente está perdendo fôlego. Ainda neste sábado, a média móvel de infectados pelo coronavírus completou 23 dias em decréscimo, sendo computada a menor desde 11 de janeiro, há quase dois meses. Pouco acima de 40 mil casos diários na média, há queda de 61% de variação na comparação com os dados registrados há 14 dias.

Veja