Natalense que tenta sair da Ucrânia relata dificuldade para entrar na Polônia: ‘Disseram que só entram mulheres e crianças’

O jogador Edson deixou a cidade de Lviv, no Oeste da Ucrânia para tentar se refugiar no país vizinho. — Foto: Reprodução

Por Fernanda Zauli, g1 RN — Para tentar fugir da Guerra na Ucrânia, o jogador de futebol Edson Fernando, de 23 anos, deixou a cidade de Lviv com um grupo de colegas atletas em busca de refúgio na Polônia. Eles fizeram parte do percurso a pé, mas quando chegaram na fronteira da Polônia não conseguiram entrar.

“Falaram que só iam entrar crianças e mulheres; ai começou um tumulto. Tivemos que sair da fila, não tínhamos o que fazer”, disse.

Neste sábado (26), o vice-ministro polonês do Interior, Pawel Szefernaker anunciou que cerca de 100 mil ucranianos cruzaram a fronteira para a Polônia desde o início do ataque russo.

Em vídeo, Edson contou que já enfrentou a fila para tentar entrar na Polônia diversas vezes. “Já perdi a conta de quantas vezes entrei naquela fila e nada”.

CLIQUE AQUI.

Fome e frio

Depois da negativa para entrar na Polônia, Edson continua próximo a fronteira. Em contato com a família ele contou que está dormindo ao relento e passando frio e fome.

“Meu filho está dormindo na rua. Ele só come meio dia em uma cafeteria que tem ali perto e depois compra um biscoito pra passar o resto do dia. Ele está passando fome e frio. Eu estou desesperada, quero meu filho de volta”, disse Tarciane Pinheiro, mãe do jogador, que mora em Natal.

A mãe fez um apelo para que as autoridades brasileiras ajudem na retirada de Edson da Ucrânia. “Eu peço pelo amor de Deus que as autoridades façam alguma coisa. Meu filho só quer voltar pro Brasil”.

Edson foi contratado recentemente pelo time de futebol ucraniano Rukh Lviv. Ele estava em Lviv, no Oeste da Ucrânia, onde se preparava para estrear em um jogo oficial neste fim de semana.

Com os bombardeios e o congestionamento para sair da Ucrânia, ele e outros colegas do mesmo time decidiram enfrentar parte do caminho até a fronteira entre os dois países a pé, junto com um grupo de colegas atletas, nesta sexta-feira (25). O motivo foi o congestionamento de veículos na região.

Guerra na Ucrânia

A Rússia, com autorização do presidente, Vladimir Putin, iniciou na madrugada desta quinta-feira (24) uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.

> Ler notícias nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube.
Entre em contato pelo WhatsApp: (84) 99656-9335.