Tudo pronto para abertura da 27ª FIART nesta sexta-feira

Feira segue até 06 de fevereiro no Centro de Convenções de Natal — Foto: Canindé Soares

Começa nesta sexta-feira, de 28 de janeiro, a 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART. O evento apresenta o melhor do artesanato e da cultura potiguar até o dia 06 de fevereiro, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com participação de 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 210 estandes. Com uma programação diversificada, o evento promete surpreender mais uma vez os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial.

A FIART é a maior vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, oferecendo a possibilidade de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta de promoção da brasilidade. Um espaço garantido para a propagação da economia criativa. A entrada custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Seguindo todos os protocolos, a Fiart está cumprindo as medidas de prevenção relativas ao Coronavírus, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, com uso obrigatório de máscara; higienize as mãos com álcool 70; orientando para manter distanciamento, obrigando que todos os expositores, equipe e visitantes que apresentem no credenciamento o comprovante de vacina seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI). Além disso, na parte externa da feira haverá um posto de vacinação da Prefeitura de Natal para aqueles que desejarem se vacinar.

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

Programação Cultural

Este ano, a FIART preparou uma programação cultural que vai encanta os visitantes, com participação de mais de 1.400 integrantes, distribuídos em nove tipos de apresentações culturais. Durante todos os dias da feira, várias atrações estarão se apresentando a partir das 17h, como Cortejo de abertura com trios de Forró e grupos percussivos (como Folia de Rua, Pau e Lata e Nação Zamberacatu). Às 18h temos a Literatura de Cordel, com recitação de diversos poetas sob a coordenação de Leidson Felix e Casa do Cordel. A programação segue às 19h com a Mostra de Cultura: palco aberto para a Palhaçaria com apresentações de palhaças do RN e de diversos locais do Brasil. A dança grupos como a Shaman Tribal, manifestações Folclóricas, João Redondo, rabequeiro Caio Padilha) também fazem parte. Às 20h tem início o Show (artistas confirmados: Deusa do Forró, Lene Macedo, Samara Alves, Frevo do Chico). Além disso, teremos o Festival Parafolclore, de 02 a 05 de fevereiro, sempre das 18h às 20h30. A Fiart espera você!