Digitaliza na Estrada leva sinal de TV Digital para a região do Cariri, no interior do Ceará

Nesta quinta-feira (27) a ação itinerante do Ministério das Comunicações estará nas cidades Granjeiro e Lavras da Manguabeira. Na sexta (28) é a vez de Abaiara e Porteiras — Foto: Pexels/Cottonbro

Após o sucesso da primeira semana — quando visitou seis municípios nordestinos entre 17 e 20 de janeiro — o Digitaliza na Estrada embarca para sua segunda rota, na região do Cariri, ao sul do Ceará. Nesta terça-feira (26), os técnicos do Ministério das Comunicações (MCom) estiveram em Altaneira e Farias Brito, onde verificaram as instalações das torres de TV digital e esclareceram dúvidas dos gestores e moradores sobre a infraestrutura. Amanhã, a equipe do MCom passará pelas cidades Granjeiro e Lavras da Manguabeira. Na sexta (28) é a vez de Abaiara e Porteiras.

“A TV Digital vai mudar a realidade das pessoas, levando informação, educação e entretenimento para os quatro cantos do Brasil”, aponta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Com a digitalização, a população local ganha mais qualidade de imagem e som e maior variedade de programação. Ao todo, o Digitaliza na Estrada irá percorrer cerca de 7 mil quilômetros em seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas. As localidades visitadas estão entre os 1.638 municípios do país que ainda contam apenas com o sinal analógico.

Em Altaneira, com quase 8 mil habitantes, o prefeito Dariomar Rodrigues comemorou a chegada do sinal digital afirmando que os cidadãos poderão contar com “mais transparência e informação”. De lá, a equipe do MCom seguiu por 50 quilômetros para Faria Brito, cidade com 19 mil moradores que também é conhecida por “a capital do Cal”. Depois do Ceará, o digitaliza na Estrada segue para a Paraíba, no dia 31 de janeiro, onde passará por Pilões, Frei Martinho, Salgadinho e Gurjão.

As estruturas são pagas como contrapartida pelas empresas que adquiriram os lotes de radiofrequências para operar o 4G, sem custos para a União. O leilão do 5G também prevê compromissos das operadoras, como levar internet de alta velocidade para todas as rodovias federais e escolas públicas, implantar o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e o projeto da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal.

DIÁRIO DE BORDO — O primeiro trajeto rodou quase 900 km entre as cidades de Barcelona, Baia Formosa, Santo Antônio e Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte, além de Itaiçaba e Fortim, no Ceará. Ao todo, 68 mil pessoas foram beneficiadas com a ação. Durante o percurso, sob um sol escaldante, o diretor de Outorga e Pós-Outorga do MCom, William Zambelli, afirmou que “”não vai ter Sol que impeça a realização do nosso trabalho”.

Em Baia Formosa — terra do campeão olímpico de surf, Ítalo Ferreira –, o morador Luciano Santos lembrou que, antes, ele possui somente duas opções de emissoras para acompanhar. “Hoje sintonizei dez canais, com qualidade de imagem que faz muita diferença”, enfatizou. O prefeito de Itaiçaba, Frank Gomes, aproveitou a visita dos técnicos para esclarecer questões sobre a concessão de outorgas de TV digital e garantiu que já está em “negociação para ampliar a grade de canais”.

A secretária de Indústria e Comércio do município de Fortim (CE), Raimunda Ribeiro, apontou a chegada do sinal digital como um marco para a cidade pois, segundo ela, a maioria da população se atualiza e busca opções de entretenimento pela TV, “e agora vai poder assistir a programação sem ruídos”. No final de setembro de 2021, o MCom inaugurou a primeira estação de televisão digital, instalada no município de Tenente Ananias (RN).