Prefeitura de Apodi cancela Carnaval de rua em 2022

Carnaval de 2020 em Apodi, um dos mais tradicionais no Oeste potiguar — Foto: Cedida

Por Isaiana Santos, Intertv Costa Branca e g1 RN — A prefeitura de Apodi, na região Oeste potiguar, anunciou o cancelamento do carnaval de 2022, nesta terça-feira (4). Na nota emitida pela Secretaria Municipal de Turismo, o município destacou como um dos fatores para o cancelamento da festa, a confirmação da presença da variante Ômicron da Covid-19 no Rio Grande do Norte, feita pela Secretaria Estadual de Saúde.

O município também apontou o surto de gripe que foi confirmado ainda no mês de dezembro pelo setor de vigilância epidemiológica da SESAP.

Apodi é segunda cidade da região Oeste a confirmar o cancelamento da festa popular em 2022. Ainda no mês de novembro de 2021, o município de Tibau também cancelou a realização do Carnaval. O posicionamento, segundo a prefeitura, visa evitar aglomerações e a propagação da Covid.

De acordo com o prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), o carnaval atrai cerca de 40 mil pessoas por dia e gera custos de cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Ele informou que o valor será destinado a obras de infraestrutura.

“O carnaval é totalmente gratuito, ao ar livre, e temos cerca de 40 mil pessoas por dia, onde essas pessoas são de vários municípios e vários estados. Então, fica difícil ter o controle do fluxo, controle se a pessoa foi imunizada ou não. Então decidimos que ainda não é o momento de realizar essa festa aqui no município”, disse.

O prefeito informou ainda que até o momento a prefeitura não foi procurada para a realização de eventos privados.

Confira a nota:

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Juventude e Lazer, considerando o zelo pela saúde pública, a necessidade de se evitar grandes aglomerações, em virtude da circulação do vírus Sarscov 2 e de suas variantes, anunciadas pela OMS, a existência de uma nova variante da Covid-19 (ômicron), dando ênfase sobre a chamada quarta onda da doença; o alerta de pesquisadores que reforçam a necessidade do país não relaxar precocemente as medidas de distanciamento e de proteção; considerando ainda a confirmação, por parte da SESAP, da presença da variação Ômicron do novo Coronavírus, e do surto de INFLUENZA com nova variante (H3N2), dada a grandiosidade do nosso tradicional carnaval de rua, que reúne cerca de 40 mil pessoas, sendo um carnaval totalmente público que conta com foliões de várias cidades e estados diferentes, o que dificultaria as ações e controles sanitários no município. Sendo o carnaval apontado por pesquisadores, especialistas e pela comunidade cientifica como ocasião propicia para o contágio com o novo Coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Apodi confirma que NÃO REALIZARÁ a tradicional festa de carnaval de rua em 2022.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Apodi – ASCOM