Fim da linha! Benfica anuncia saída de Jorge Jesus

A saída de Jorge Jesus já estava sendo cogitada nos últimos meses. — Foto: Octavio Passos/Getty Images

Por OneFootball — A imprensa portuguesa já tinha cravado, mas agora é oficial. Jorge Jesus não é mais técnico do Benfica.

Em comunicado, o clube de Lisboa anunciou que rescindiu o contrato do treinador “com efeitos imediatos” e que o auxiliar Nélson Veríssimo irá assumir o comando técnico “até ao final da presente temporada”.

Veríssimo, que estava treinando o Benfica B, inclusive, comanda as Águias no clássico contra o Porto, pela 16ª rodada da Primeira Liga, nesta quinta-feira (30).

A saída de Jorge Jesus já estava sendo cogitada nos últimos meses, diante da irregularidade da equipe na temporada 2021/22.

Mesmo com a vaga nas oitavas de final da Champions, o Benfica ficou para trás na disputa pelo título da Primeira Liga.

Além disso, o desempenho da equipe contra os rivais diretos, Porto e Sporting, estava bem aquém dos milhões e milhões de euros investidos pelo clube a pedido do treinador.

Crise com elenco consumou saída

Desde a manhã desta terça-feira (28), a imprensa portuguesa, como o canal SIC Notícias, e os jornais Record, A Bola e O Jogo, já tinha adiantado o fim da linha de Jesus em Lisboa.

O jornal Record apurou que a relação de Jesus com os jogadores azedou, após o afastamento de Pizzi – um dos capitães da equipe –, com o grupo se recusando a treinar nesta terça-feira (28).

O meio-campo, que não participou da eliminação na Taça de Portugal para o rival, por estar suspenso, teria criticado Jesus.

De acordo com informações do tradicional jornal português, o elenco reagiu contra a decisão do técnico e indicou que também não trabalharia, como um protesto.

A crise fez com que o treinador voltasse atrás e reincorporasse o atleta de 32 anos, mas já era tarde demais.

Em meio à confusão nos bastidores, Jesus cancelou o treinamento e colocou o cargo à disposição, por considerar que não teria mais condições de comandar o grupo.

Ainda de acordo com o Record, o técnico abriu mão da multa rescisória, e a única exigência foi continuar a receber até ter um novo clube.

O treino desta terça estava marcado para as 10 horas, mas foi adiado para a tarde, 16h (Lisboa), já a cargo de Nélson Veríssimo.

O auxiliar, inclusive, assumiu a equipe principal no fim da temporada 2019/20, após a saída de Bruno Lage, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, na final da Taça de Portugal, contra o Porto.

De acordo com o A Bola, Jorge Jesus deve prestar declarações aos jornalistas em coletiva de imprensa no Seixal.

O presidente Rui Costa deverá falar primeiro, com o agora ex-treinador do Benfica fechando a entrevista coletiva.

E aí, Flamengo?

A saída de Jesus do Benfica promete sacudir os bastidores do Flamengo. O clube nunca escondeu que a volta do Mister era a prioridade.

O Rubro-Negro, no entanto, optou pelo treinador da seleção da Polônia, Paulo Sousa, depois de não conseguir garantias de que Jesus deixaria Lisboa.

De acordo com o Record, Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, não viu um “um sinal claro” de que Jesus gostaria de voltar ao Brasil.

Só que agora o cenário mudou. Ainda sem ter oficializado Sousa, o Flamengo agora tem o caminho livre para fechar com Jorge Jesus.

O “único” entrave é que o contrato com Paulo Sousa já estaria assinado. E aí, reviravolta à vista no Rubro-Negro?

Galo no páreo?

Após a saída de Cuca, o Atlético-MG esta na busca por um treinador, e o nome de Jorge Jesus agrada muito aos dirigentes.

O Mister até despertou interesse mineiro ainda em 2019, quando chegou a assistir uma partida do Galo em Belo Horizonte, mas acabou fechando com o Flamengo.

Com a saída de Jesus confirmada nesta terça-feira (28), a cúpula alvinegra buscará intensificar o contato com o treinador para analisar as condições, mas com uma preocupação: a comissão técnica.

Segundo o GE, o clube mineiro já fez uma primeira consulta, mas entende que montou uma excelente comissão fixa e não quer abrir mão dela.

Jorge Jesus, no entanto, gosta de trabalhar com sua própria comissão.