Vivaldo Costa solicita criação de Programa de Incentivo à Doação de Sangue no RN

A indicação do deputado estadual visa à conscientização e incentivo à doação de sangue. — Foto: João Gilberto

O deputado Vivaldo Costa apresentou requerimento, nesta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa, solicitando a criação de um programa de incentivo à doação de sangue no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi encaminhada à Governadora Fátima Bezerra e ao secretário de Saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos.

A indicação do deputado Vivaldo Costa, que é médico, visa à conscientização e incentivo à doação de sangue, uma vez que essas campanhas têm contribuído para o aumento dos doadores. “Peço que seja feito um Programa de Incentivo a Doação de Sangue. Sabemos que na capital e interior há uma carência imensa de doadores. É preciso que haja uma campanha ampla de divulgação, falando da importância do grande gesto de solidariedade que é doar sangue, salvar vidas”, defendeu.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país. Em média, os países da América Latina e do Caribe coletam sangue equivalente a 1,5% de sua população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 1% da população seja doadora de sangue.