Websérie de animação infantil tem inspiração cênica no bairro de Mãe Luiza, em Natal. — Foto: Divulgação

O selo Anima Cordel de animação, educação e cultura, lança nesta terça-feira (26), “As Aventuras de Nina & Xilo”, a primeira websérie de animação com conteúdo infantil produzida no Rio Grande do Norte. Dentre os seus pilares de criação estão, o cordel e a representatividade.

A animação traz uma linguagem moderna, acessível e atrativa para as novas gerações, além de acompanhar as atuais tendências de consumo de conteúdo digital. “A ideia é fazer com que As Aventuras de Nina e seu cãozinho Xilo adentrem nos lares, nas escolas, rodas de conversa e ciclo de educadores de todo o Brasil como uma importante ferramenta educacional, de identificação e de transformação”, explica Felipe Campos Chaves, diretor do projeto.

Representatividade

No elenco, atores e atrizes potiguares com forte representatividade negra dão vida às personagens através da dublagem, sendo eles: Alessandra Augusta como Nadeje; Enio Cavalcante como Leonardo Galileu; Kaiony Venâncio como Xilo e Tio Lelêu; Maria Flor Freitas como Nina e Tony Silva como Vó Zenaide. A produção de elenco é de Marcílio Amorim.

Como cenário, a animação tem grande inspiração nas características do bairro de Mãe Luiza, situado na zona leste de Natal/RN, no qual as personagens principais interagem com alguns familiares de Nina e a paisagem de sua comunidade, até o momento em que imergem ao universo mágico do cordel. Em suas aventuras, as personagens exploram as riquezas culturais, ambientais e geográficas do RN, no intuito de despertar no público infantil, o reconhecimento e o desenvolvimento de uma identidade cultural com abordagem de temas socioambientais de maneira lúdica e atrativa para crianças e adultos.

Episódios

Todos os episódios serão disponibilizados gratuitamente via web, pelo canal do Anima Cordel no Youtube https://www.youtube.com/channel/UC-6uvpcy5g72YPlA1UD-YcQ. Você também pode acompanhar as novidades pelas redes sociais @ninaexilo. As Aventuras de Nina & Xilo tem trilhas sonoras originais, compostas e executadas por artistas/músicos do RN. Para a diversão e a informação ficar ainda mais ampla, Nina e Xilo apresentam um WebApp (Aplicativo para  dispositivos móveis) com jogos infantis e informações complementares da série.

Selo Anima Cordel

A websérie é desenvolvida pelo Anima Cordel, selo de audiovisual animado que através de seus produtos, busca referência e presta reverência a uma das mais importantes manifestações culturais do nordeste brasileiro, a literatura de cordel. O mesmo irá realizar até dezembro, paralelamente aos lançamentos dos episódios, oficinas de ilustração para crianças em Natal e Mossoró. O projeto é apresentado por Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia com patrocínio através da Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura do Governo do Rio Grande do Norte e pelo colégio CEI com patrocínio da Prefeitura do Natal via programa Djalma Maranhão.

Que tal dar uma espiadinha, acompanhar o desenvolvimento e garantir lugar na “primeira fila” para os lançamentos dos episódios? Siga, curta e compartilhe Nina e Xilo – @ninaexilo e se inscreva  no canal oficial no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC-6uvpcy5g72YPlA1UD-YcQ.