Médico caicoense é um dos cientistas que representam o Brasil no BRICS

Dr. Irami Araújo Filho está no ranking dos principais cientistas publicado pelo AD Scientific Index. — Foto: Reprodução

Por Blog do Heitor Gregório — O ranking dos principais cientistas dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), publicado recentemente pelo AD Scientific Index, tem um médico caicoense. É o Dr. Irami Araújo Filho.

O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas.

O índice é uma classificação que apresenta a produtividade total e os valores dos últimos cinco anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), índice h (resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações), baseados em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico.

Além disso, a proporção do valor dos últimos cinco anos corresponde ao valor total dos índices acima mencionados. Por meio dessa classificação acadêmica, os cientistas e as instituições de ensino podem monitorar, ao longo do tempo, a evolução desse desempenho em todos os campos e assuntos de interesse científico.

O Índice Científico AD mostra a classificação de um cientista individual por 12 assuntos (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outros).

Quem é Dr. Irami Araújo Filho?

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) , Mestrado em Ciências da Saúde (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2007) e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN (2013), além de Ph.D. pela Universidade de Sorbone/Paris Diderot/Cirurgia Experimental (2017/2018). Atualmente é Professor Associado III da Disciplina de Técnica Operatória do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Membro da Federação Latinoamericana de Cirurgia; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Mestre do Capítulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Rio Grande do Norte; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Membro da Sociedade Panamericana de Trauma, Membro Titular da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SOBRADPEC/UNIFESP); Vice-coordenador da Base de Pesquisa em Cirurgia Experimental Prof. Clóvis Sarinho; Gerente de Ensino, Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob gertão da EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH; Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Geral do HUOL e Vice-presidente da Regional do RN da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar; Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação Tecnológica na Saúde UFRN/EBSERH. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral, Gastroenterologia e Oncologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: infecção em cirurgia, fatores intercorrentes na cicatrização de feridas, biodistribuição de radionuclídeos, modelos experimentais de osteoporose, isquemia e reperfusão intestinal e órgãos sólidos, modelo experimental de cirurgia bariátrica, desenvolvimento de órteses biocompatíveis para reconstrução da parede abdominal, bio e nanotecnologia no desenvolvimento de fitoterápicos biocompatíveis com potencial para industrialização, modelo experimental de fístula digestiva, bioterismo e anestesia em animais de pequeno e médio porte.