Vivaldo Costa: Festa do Rosário de Caicó poderá torna-se Patrimônio Cultural Imaterial, Religioso e Histórico

Parlamentar solicitou que a festa possa tornar-se um Patrimônio Cultural Imaterial, Religioso e Histórico do Brasil. — Foto: João Gilberto

Após solicitar a inclusão da Festa do Rosário da cidade de Jardim do Seridó, no calendário turístico do Rio Grande do Norte, o deputado Vivaldo Costa (PSD) requereu o mesmo pedido para Caicó. O parlamentar também solicitou que a festa possa tornar-se um Patrimônio Cultural Imaterial, Religioso e Histórico do Brasil.

O evento acontece durante a última semana de outubro e ao lado da Festa de Santana, realizada em julho, é uma das mais tradicionais do calendário católico e sociocultural da região Seridó. A festa do Rosário de Caicó, representa também o momento em que familiares e filhos ausentes chegam à região Seridó para participar do evento.

“Vale a pena ressaltar que, durante a festa do Rosário, destaca-se ainda a Irmandade dos Negros do Rosário. A festa é uma tradição de quase trezentos anos na região do Seridó, como retrata o ex-governador Juvenal Lamartine, no seu livro intitulado ‘Velhos Costumes do Seridó’. É o coroamento do Rei da Rainha. Por isso, peço que esta festa seja reconhecida e torne-se um Patrimônio Cultural Imaterial, Religioso e Histórico do Brasil, sendo incluída no calendário turístico”, contou Vivaldo Costa.