Ubaldo defende licitação urgente do transporte público de Natal

Deputado falou sobre a luta em prol de transporte público de qualidade e agilidade para a licitação. — Foto: João Gilberto

Enquanto havia um protesto em frente à Prefeitura do Natal – ao lado da Assembleia Legislativa – nesta terça-feira (14/09), o deputado estadual Ubaldo Fernandes – com forte atuação em Natal e tendo sido vereador da capital potiguar por dois mandatos, falava na Sessão Ordinária sobre a luta em prol de transporte público de qualidade, além de agilidade para a licitação que é aguardada há mais de uma década.

“Parabenizamos todo o esforço dos vereadores da capital e lideranças comunitárias que lutam conosco junto à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal para conseguir ampliar linhas de ônibus e acelerar a licitação pública. Uma proposta apresentada pela pasta ontem em audiência pública na Câmara de Natal prevê um aumento de 62% no número de viagens de ônibus por mês. Esse crescimento estaria ligado a uma mudança completa do conceito de linhas, viagens e itinerários nas ruas e avenidas. Além disso, a expectativa da pasta seria reduzir a quilometragem total por mês dos ônibus em 20%, além de aumentar de 81 para 90 linhas de ônibus. O novo desenho deve ser a base da licitação do transporte público, prevista para ser lançada até o fim desse ano, se Deus quiser”, comentou.

O parlamentar pontuou que nas décadas anteriores o sistema era muito melhor e vem caindo de qualidade ano a ano, como admitiu a própria STTU que informou que atual modelo está ultrapassado, uma vez que foi projetado para a capital dos anos 80, como explicou o secretário Paulo César. “Sentimos maior abertura ao diálogo por parte do órgão municipal, que anunciou uma série de reuniões com líderes comunitários de todas as regiões para saber da viabilidade, carências e sugestões para o projeto. Ficamos esperançosos com essa futura licitação, uma vez que garantiram que era consenso que o novo desenho do transporte público deve ser colocado em prática a partir das áreas mais carentes de ônibus da cidade”.

“O secretário disse que escutaria os anseios, trabalhando em cima de dados técnicos, pesquisas, mas enfatizando que a população é quem vivencia, conhece a região e que dessas reuniões podem surgir alterações necessárias ao projeto. Desejamos dias melhores aos usuários dos transportes públicos de Natal e contem conosco na construção dessa nova realidade”, finalizou o deputado.