Natal tem manifestações a favor e contra Bolsonaro

Atos pró e contra o presidente ocorreram na Zona Leste da capital. — Foto: Lucas Cortez e Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Por G1 RN — Manifestantes realizaram atos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (7), feriado da Independência, em Natal. Ambos ocorreram na Zona Leste da capital.

A Polícia Militar e equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal acompanharam os protestos e realizaram interdições no entorno das manifestações.

A Secretaria de Segurança Pública montou um gabinete para acompanhar os atos. Até a última atualização desta matéria, a pasta informou que todos os eventos ocorreram de forma pacífica.

Por volta das 12h20, o Corpo de Bombeiros atuou para evitar o uso de trios elétricos com pessoas em cima dos veículos, porque os organizadores do evento a favor do presidente só tinham apresentado os documentos necessários e responsável técnico para uso como carro de som, segundo o comandante-geral, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior.

Ato a favor

O ato a favor do presidente foi realizado na Praça Cívica, na Zona Leste da capital.

A maior parte dos manifestantes usava camisas amarelas e verdes, além de cartazes com mensagens de apoio a pautas como o voto impresso.

Também havia faixas com pedidos inconstitucionais como destituição dos ministros do STF e intervenção militar, além de uma nova constituição.

Inicialmente, o ato estava marcado para as 11h, porém, pouco após as 9h, já havia um grupo concentrado na praça, fazendo orações. Ao longo da manhã, carreatas que saíram de outras partes da capital e cidades do interior do estado chegaram à praça.

Por volta das 12h20 houve uma pequena confusão por uma atuação do Corpo de Bombeiros, que interditou o uso dos trios elétricos com pessoas em cima. De acordo com a corporação, os organizadores não cumpriram normas legais para isso, mas poderiam ser usados como carro de som.

À tarde, um grupo de manifestantes se concentrou na Avenida Salgado Filho, próximo ao Midway Mall. A maioria usava camisas amarelas e verdes e exibia bandeiras do Brasil. Carros que passavam pela região buzinaram em apoio ao movimento.

Atos contra o presidente

O ato do movimento “Grito dos Excluídos” – contrário do governo e convocado por partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais – começou por volta das 9h na Praça das Flores.

A maior parte dos participantes usava máscaras, mas houve pontos com aglomeração.

Por volta das 10h, os manifestantes saíram em caminhada com destino à Praia do Meio, também na Zona Leste.

No ato, os manifestantes pediam a saída do presidente como principal pauta. A manifestação foi encerrada por volta das 11h.