Inscrições abertas para “Edital Música Transforma 2021” do Som sem Plugs

Artistas de Natal, da Grande Natal e do Oeste Potiguar podem participar da seletiva. — Foto: Divulgação

Na missão de valorizar, dar suporte e propagar o artista potiguar para o mundo, e após várias produções audiovisuais já realizadas neste ano, o projeto cultural Som sem Plugs – SSP segue o roteiro da Temporada e abre, nesta quarta-feira, 25 de agosto, inscrições para o Edital Música Transforma 2021. Com o poder transformador da música, o projeto quer superar o alcance da edição anterior, chegando cada vez mais perto dos artistas e dos mais variados estilos presentes no cenário musical do Rio Grande do Norte. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected] até o dia 12 de setembro.

Neste ano, o edital está focado nos artistas/grupos que realizam trabalhos autorais e que sejam da capital, dos municípios da Grande Natal e da região Oeste do RN. Ao final de todo o processo do edital, serão selecionados dois artistas/grupos da Grande Natal e dois artistas/grupos do Oeste.  Os quatro vencedores serão premiados com a produção e divulgação de um videoclipe original, com o selo de qualidade Som sem Plugs e com um single da música autoral apresentada durante a competição.

A comissão julgadora será formada por convidados especiais e de renome no âmbito da música, sendo: Constança Scofield, instrumentista, diretora artística, empresária e produtora musical, proprietária do estúdio Toca do Bandido e da Toca Discos no Rio de Janeiro; Bruno Garcez, editor digital para a Ásia do Serviço Mundial da BBC, onde trabalha desde 2001. Na BBC, apresentou e editou a revista cultural radiofônica “Café Europa” para a BBC Brasil e, anteriormente, foi repórter do caderno “Ilustrada”, da Folha de São Paulo; Indiana Nomma, nascida em Honduras e radicada em Brasília, é cantora, compositora e consultora com atuação em diversas áreas do mercado musical nacional; e Heverton Nascimento, jornalista da Revista Guitar Player Brasil e com passagens pela revista BIZZ e jornal O Estado de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por e-mail, no endereço citado acima, contendo os seguintes materiais: Release completo com endereço e contatos; Foto para divulgação em alta resolução e link para YouTube de vídeo com interpretação da música escolhida para o edital; link para áudio da música escolhida (opcional); links para outros áudios e/ou vídeos do artista/grupo (opcional). Cada artista/banda poderá realizar apenas uma única inscrição. Serão consideradas válidas somente as inscrições de residentes no RN, realizadas através de e-mails recebidos até às 23h59 do dia 12 de setembro e que atendam aos pré-requisitos deste edital.

O regulamento completo do edital está disponível no link https://bit.ly/38b1f92

Prestes a completar 10 anos de existência, o Som sem Plugs firmou-se, ao longo deste tempo, como o principal veículo de divulgação, em formato audiovisual, dos músicos e compositores potiguares, tendo realizado neste período centenas de produções originais de mais de 100 artistas/grupos nascidos ou radicados no Estado. A temporada 2021 do Som sem Plugs é apresentada por Cosern e Instituto Neoenergia, através da lei Câmara Cascudo de incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o edital “Música Transforma 2021” conta com os apoios da InterTV, Grupo Dunas e Arte Musical. 

Etapas do edital

A seleção vai acontecer em duas etapas: a primeira realizada pela comissão julgadora que fará a escolha de 16 artistas/grupos. O anúncio dos selecionados para a segunda fase acontece no dia 17 de setembro. A segunda fase, a qual contará com votação popular de 17 de setembro a 1° de outubro, ocorre através do WebAPP Som Sem Plugs, aplicativo responsável pela exibição dos trabalhos dos artistas a serem votados e pela realização da votação online. A plataforma não necessita download e pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel (smartphones, tablets e notebooks). O resultado final será divulgado no dia 02 de outubro.

Artistas de Natal, da Grande Natal e do Oeste Potiguar podem participar da seletiva. — Foto: Divulgação
Artistas de Natal, da Grande Natal e do Oeste Potiguar podem participar da seletiva. — Foto: Divulgação
Artistas de Natal, da Grande Natal e do Oeste Potiguar podem participar da seletiva. — Foto: Divulgação