Check-up Vascular alerta população sobre doenças vasculares e realiza live no próximo sábado

Evento organizado pela SBACV-RN conta com médicos do Nordeste e público pode tirar dúvidas — Foto: Assessoria

Com intuito de levar informação à população brasileira sobre a importância da prevenção e do combate a doenças venosas, arteriais e linfáticas, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV, juntamente com a SBACV-RN promovem o Agosto Azul e Vermelho. E também, pensando na necessidade da avaliação, a SBACV-RN realiza, no próximo sábado (21), o Check-up Vascular, das 9h às 13h, no canal do YouTube.

Médicos da especialidade vascular das regionais do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, da Paraíba e Bahia vão esclarecer dúvidas por meio de uma live exclusiva, com o objetivo de prestar atendimento e informar a respeito de fatores de risco, tratamentos, e formas de prevenção das doenças vasculares.

Para abordar sobre Trombose Venosa Profunda, Dra. Túlia Simões – BA; Doença Carotídea Extracraniana, por Dr. João Edison De Andrade Filho – CE; Pé Diabético, com Dra. Roberta Campos – MA; Varizes dos membros inferiores, com Dra. Marcela Gomes – PB; Aterosclerose Periférica, por Dra. Natália Sosy – PI e Atividade física na prevenção das doenças vasculares, com Dra. Cristiane Torralba –RN.

O evento é gratuito e normalmente acontece presencialmente no mês de agosto, contudo, com o início da pandemia, em 2020 e agora em 2021, foi adaptado e a edição será virtual. Para participar e tirar dúvidas com os especialistas, basta acessar o canal da SBACV-RN, no YouTube, no dia do Check-up Vascular.

Dentre as doenças mais comuns que acometem o sistema vascular, estão: TVP (Trombose Venosa Profunda); DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica); Linfedema; AVC (Acidente Vascular Cerebral); Doença Carotídea; Pé Diabético; AAA (Aneurisma da Aorta Abdominal) e varizes.

De acordo com o presidente da SBACV-RN, Dr. Gutenberg Gurgel, as recomendações mais importantes para manter a saúde vascular em dia são: sair do sedentarismo; parar de fumar; melhorar a alimentação; fazer ginástica e fortalecer a panturrilha; usar meias elásticas (caso necessário e sob recomendação médica); e manter um peso equilibrado. E, sempre que possível, passar pela avaliação de um especialista vascular.

Sobre a SBACV-RN

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional RN (SBACV-RN), entidade sem fins lucrativos é a Regional oficial da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) no Estado do Rio Grande do Norte, e também representativa dos médicos que atuam nas especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular, nas áreas de atuação de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Ecografia Vascular e outras áreas afins às especialidades.