Caicó cria grupo de trabalho para solucionar problema do lixão

O objetivo é viabilizar uma nova área para despejo dos resíduos até que o aterro sanitário controlado seja implantado. — Foto: Divulgação

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (18), com o secretariado e procuradores do município, no intuito de fazer-se cumprir o TAI – Termo de Autorização Institucional – e criação do GTI – Grupo de Trabalho Intersetorial – para solucionar a problemática do lixão de Caicó.

O objetivo é viabilizar uma nova área para despejo dos resíduos até que o aterro sanitário controlado seja implantado e, consequentemente, desativado o lixão de Caicó, localizado perto do leito do rio Seridó e quando é incendiado prejudica cidades vizinhas, como São Fernando e comunidades rurais do próprio município de Caicó.

O projeto executivo do aterro está em fase de elaboração pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e receberá lixo de 25 municípios. Ele será construído numa área de 35 hectares, para dar destino correto aos resíduos sólidos produzidos na região Seridó.

Estiveram presentes os secretários Pedro Pereira (Infraestrutura), Joseane Santos (Meio Ambiente), Tatiana Dantas (Gabinete), João Braz (Procuradoria Geral) e Waldymary Costa (Assistência Social), além dos procuradores jurídicos, Alice Ferreira e Nicodemos Dantas, e Orquídea, secretária adjunta do Meio Ambiente.