Projeto incluindo nas escolas medidas de conscientização sobre depressão é aprovado na ALRN

De acordo com a proposta, entre as ações a serem desenvolvidas estão incluídas palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação — Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do RN aprovou na manhã desta quarta-feira (11) o Projeto de Lei que trata da inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, automutilação e suicídio, no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas e privadas de educação básica em todo o RN. De autoria do deputado Kleber Rodrigues (PL), a proposta recebeu apoio dos parlamentares presentes na votação durante a sessão plenária.

“A incidência de depressão, automutilação e suicídio entre crianças, adolescentes e jovens, tem chamado a atenção para realização de uma política pública mais eficiente, pois é uma questão de saúde pública. Existem pesquisas que apontam os jovens como um dos principais grupos vulneráveis a suicídio”, justificou Kleber Rodrigues.

De acordo com a proposta, entre as ações a serem desenvolvidas estão incluídas palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores, servidores e outras iniciativas.

O deputado estadual Hermano Morais (PSB) citou o caso do jovem de 16 anos Lucas Santos, filho da cantora de forró Walkyria Santos. O jovem teria atentado contra a própria vida após publicar um vídeo no TikTok. “Quero manifestar apoio ao projeto com um assunto muito atual onde houve perda de uma vida humana pelo uso cruel da internet”, destacou. O deputado Coronel Azevedo (PSC) classificou o PL como “necessário e importante à sociedade”.