Vivaldo Costa propõe criação do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica

O Centro visa prestar orientações à população em geral sobre a eliminação de todas as formas de violência. — Foto: João Gilberto

A mulher vítima de violência doméstica no Rio Grande do Norte poderá dispor de um Centro de Referência Especializado. O deputado Vivaldo Costa protocolou requerimento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10), para a criação do espaço. A proposta será encaminhada a governadora Fátima Bezerra e a secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eveline Guerra.

O Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica, visa prestar orientações à população em geral sobre a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, assim como a realização de atendimento psicossocial a fim de promover o resgate da autoestima da mulher em situação de violência e sua autoestima.

Vivaldo contou ainda que a instalação dessa unidade é urgente pois, com o avanço da pandemia foi notório o aumento da violência nesse período. “Vale a pena destacar que, em 2020, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. Este espaço de acolhimento e atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência visa proporcionar o atendimento e o acolhimento necessários à superação de situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania e com a garantia de repasses via fundo a fundo, através do Sistema Único de Assistência Social”, contou.

Homenagem aos caicoenses Muirakytan Kennedy e Sinval Costa

Ainda em pronunciamento no horário destinado aos deputados, no encerramento da sessão ordinária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, o deputado Vivaldo Costa (PSD) comentou sobre homenagens feitas aos ‘filhos ilustres’ de Caicó, já falecidos, o professor Muirakytan Kennedy de Macedo e o historiador Sinval Costa. As homenagens foram feitas, respectivamente, pelo jornalista Almir Macedo e pelo professor da UFRN Helder Macedo. “Palavras que merecem respeito e admiração”, disse Vivaldo se referindo aos escritos sobre os dois homenageados.