Lula diz que Bolsonaro ‘não governa país’, que ‘procura pelo em ovo’, e que instituições estão no ‘caminho para corrigir insanidades’

TSE encaminhou um pedido ao STF para que Bolsonaro seja investigado por disseminar notícias falsas. — Foto: Reprodução/TVT

Do UOL — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que as instituições estão no caminho certo para corrigir o que chamou de “insanidades” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Colocar em xeque a urna eletrônica depois de tantas eleições em que não houve uma única prova de corrupção é efetivamente ficar procurando pelo em ovo”, disse Lula, em entrevista à rede TVT na manhã de hoje.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encaminhou ontem um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o mandatário seja investigado por disseminar notícias falsas. A decisão foi tomada em votação em plenário, por unanimidade.

O ofício, encaminhado pelo presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, ao ministro Alexandre de Moraes, inclui o link para a live de Bolsonaro, realizada na última quinta-feira. Nela, o presidente reciclou mentiras para atacar a confiabilidade do voto eletrônico e não apresentou os indícios prometidos para as denúncias —ele acabou admitindo não possuir provas. Depois, pediu aos que o acusam de não apresentar provas que “provem que não é fraudável”.

“Ele (Bolsonaro) não governa o país. Prefere ficar passeando de motocicleta, ofendendo o Lula, o Barroso, a Suprema Corte. Ele desrespeita as instituições e a sociedade. Não leva em consideração a fome, o desemprego, o aumento do custo de vida, o desmonte da ciência… Por isso fica discutindo coisa que não tem nexo”, continuou o petista.

Ontem, em conversa com apoiadores, Bolsonaro atacou Lula, seu provável adversário nas eleições de 2022. “Querem dar a direção ao Brasil para um corrupto, cachaceiro, [que] arrebentou as estatais, loteava tudo aqui e vendeu até a mãe para ficar no poder, aparelhou tudo… Querem fazer que nem a Argentina?”, questionou. Em outro momento, ele chamou o ex-presidente de “picareta”.

Elogios à CPI da Covid

Durante a entrevista, Lula também comentou a retomada dos trabalhos da CPI da Covid hoje, após o recesso de duas semanas.

A comissão ouve o reverendo Amilton Gomes de Paula, líder do grupo evangélico Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários). Ele será cobrado a dar explicações sobre sua atuação como intermediário em negociações de vacinas com o Ministério da Saúde.

Na avaliação do ex-presidente, a comissão “tem agido com muita seriedade”.

“Espero que a CPI continue com a mesma seriedade, investigando todas as pessoas (…) Tem que ir a fundo, precisa ter apoio da sociedade, proteção legal para que as pessoas que sejam convocadas sejam responsabilizadas de dizer a verdade. Acho que a CPI vai prestar um bom trabalho à sociedade brasileira, disse.