MP abre investigação contra servidoras que tomaram ‘3ª dose’ de vacina contra Covid no RN

Segundo promotor, conduta das servidoras pode configurar crime de estelionato, com pena e reclusão de 1 a 5 anos de multa. — Foto: Aldo Viana

Por G1 RN — O Ministério Público do Rio Grande do Norte confirmou que abriu uma investigação contra uma assistente social e uma psicóloga que tomaram uma “terceira dose” de vacina contra a Covid-19 em Macau, na região da Costa Branca potiguar.

As duas servidoras foram exoneradas pela prefeitura, neste mês, após a imunização indevida ter sido descoberta. O município também comunicou o fato ao MP e à Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o promotor Mac Lennon Leite, o inquérito deverá apurar se houve dano material e moral coletivo.

“Determinei a instauração do inquérito Civil no último dia 20. Vamos ouvir as investigadas para o ajuizamento da ação cabível”, disse.

Para o promotor, a conduta das servidoras também poderá configurar crime de estelionato, com pena e reclusão de 1 a 5 anos de multa.

Ainda acordo com o MP, ainda não constam, até o momento, casos semelhantes no estado.

‘Terceira dose’

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas servidoras já tinham completado o esquema vacinal com duas doses de Coronavac em outras cidades do estado, mas foram a um ponto de vacinação de Macau no início de julho e tomaram a vacina da Janssen, que é de dose única.

A situação só foi descoberta quando os servidores da unidade básica foram cadastrar a imunização delas no sistema RN Mais Vacina – um sistema integrado, gerido pelo governo do estado e pela UFRN, e usado por todos os municípios do estado para registro da vacinação.

Segundo a prefeitura, os casos são considerados isolados porque as duas servidoras não compareceram juntas à unidade.