Mais de 100 mil doses de vacinas contra Covid são distribuídas no Rio Grande do Norte

Vacinas contra Covid distribuídas na manhã desta sexta-feira (25). — Foto: Sesap/Divulgação

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) começou a distribuir, na manhã desta sexta-feira (25), 100.952 vacinas contra a Covid-19 aos municípios potiguares.

Entre os imunizantes, está o primeiro lote da vacina Janssen que chega ao estado e será usado para imunização de pessoas em situação e rua e caminhoneiros, inicialmente. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (24).

Segundo o governo, esse foi um dos maiores carregamentos recebidos desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.

São distribuídas aos municípios:

Janssen – 24.300 doses
Pfizer – 35.712 doses
CoronaVac/Butantan – 25.600 doses
AstraZeneca/Fiocruz – 15.340 doses

Com exceção da vacina produzida pela Fiocruz, todas as demais são voltadas para a primeira dose. Os lotes estão divididos entre os seguintes públicos, seguindo o plano nacional de imunização: população em situação de rua, trabalhadores do transporte, profissionais da educação, população privada de liberdade e população em geral por faixa etária.

Além da população em geral, o maior público a ser atendido é o da educação, que conta com mais de 19 mil doses reservadas.

A Sesap e os municípios pactuaram nesta quinta-feira (24) a realização de mutirões de vacinação dos trabalhadores da educação, para que até o fim deste mês de junho todos tenham tomado a primeira dose.

O carregamento de segunda dose que segue para os municípios nesta sexta-feira soma 15.340 unidades da Astrazeneca/Fiocruz.

As vacinas vão atender pessoas em situação de rua e idosos entre 65 a 69 anos que tomaram a primeira dose em meados do fim de março e começo de abril.