Senado aprova projeto relatado por Zenaide para vacinação prioritária de lactantes, puérperas e gestantes

O autor, Jean Paul Prates, elogiou o substitutivo de Zenaide Maia. — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Senado aprovou a inclusão de lactantes nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, a partir do substitutivo apresentado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN) ao PL 2112/21, de autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN), projeto inspirado na Campanha Lactantes pela Vacina.

“São inúmeros os estudos que demonstram a transferência da imunidade da mãe para o bebê em diversas afecções virais e a covid-19 não é uma exceção. Já foram detectados anticorpos contra o novo coronavírus no leite materno de lactantes vacinadas e daquelas convalescentes da doença. Ou seja, com a vacinação da mãe, obtemos também a proteção imunológica da criança ao mesmo tempo”, enfatizou Zenaide, na sessão que aprovou o PL, nesta terça (15).

O texto original previa a precedência às mulheres que estão amamentando, independentemente da existência de comorbidades ou da idade do lactente. A relatora acatou emendas apresentadas por outros senadores e ampliou a prioridade para gestantes e puérperas; além de crianças e adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou privadas de liberdade, assim que houver registro ou autorização para uso emergencial de vacinas para pessoas com menos de 18 anos de idade.

O autor, Jean Paul Prates, elogiou o substitutivo de Zenaide: “O projeto não poderia ter ficado em mãos melhores”, disse o senador, após a aprovação do PL 2112/21, que segue para a análise da Câmara dos Deputados.