Vivaldo Costa propõe instituição de programa para prevenir câncer infantil no RN

"Esse é um alerta aos profissionais de saúde, conforme orienta o INCA”, justifica o deputado — Foto: Eduardo Maia

Com o objetivo de combater, prevenir e rastrear o câncer infantil no estado do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), solicitou a criação de um Programa de Apoio à Oncologia Infantojuvenil e enfermidades correlacionadas no RN.

“Vale a pena mencionar que os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, na fase inicial, podem se assemelhar a doenças comuns da infância, com isso, é importante uma avaliação precoce”, destaca o parlamentar.

De acordo com dados apresentados no texto do projeto, o câncer infantil, segundo o Ministério da Saúde, é a segunda principal causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos. Porém, quando diagnosticado precocemente, o índice de cura pode chegar a 70%. Logo, havendo rapidez no processo de diagnóstico e início do tratamento as chances de cura da doença aumentam.

“Pensando nisso, é importante saber que todas as crianças devem ter um acompanhamento ao pediatra regularmente e toda queixa deve ser valorizada. Ademais, esse é um alerta aos profissionais de saúde, conforme orienta o INCA”, justifica.