Caminhoneiro é preso em posse de comprimidos de anfetamina no interior do RN

A prisão se deu durante um comando temático para fiscalização da lei do descanso — Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (03/06), no km 192 da BR 304, município de Lajes/RN, um caminhoneiro de 44 anos portando comprimidos de anfetamina.

Durante a realização de um comando temático para fiscalização da lei do descanso (Lei 13.103/2015), foi abordado um caminhoneiro que apresentava vários sinais de cansaço, dando indícios que dirigia por várias horas seguidas. A equipe PRF solicitou o cronotacógrafo do veículo, aparelho que registra a velocidade e o tempo de direção, porém o mesmo se encontrava quebrado. Na cabine do veículo ainda foi encontrada uma cartela contendo 9 comprimidos usados e 6 comprimidos intactos de anfetamina (Rebite), droga esta utilizada por alguns motoristas para conseguirem dirigir várias horas sem parar.

O condutor recebeu voz de prisão pelo crime de posse de droga para consumo e o veículo ficou retido por 11 horas, conforme determinação da lei 13.103, uma vez que não se pôde observar por quanto tempo o motorista estava dirigindo de forma ininterrupta.

A lei do descanso estabelece que os motoristas de caminhão devem descansar pelo menos 30 minutos dentro de cada 6 horas na direção do veículo, não podendo ultrapassar o limite de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas na condução, e os motoristas de ônibus devem descansar 30 minutos a cada 4 horas.