Vivaldo Costa: “O sistema de saúde está colapsado, não têm leitos disponíveis nos hospitais, as equipes estão cansadas física e psicologicamente”

Vivaldo afirmou que a situação da Covid-19 no Brasil e no RN perdeu o controle. — Foto: João Gilberto

Na sessão ordinária desta terça-feira (1), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) falou sobre a situação de colapso vivenciada pelo estado e pelo Brasil em virtude da Covid-19. Médico por formação, o parlamentar desde o início da pandemia tem apresentado projetos e requerimentos, além de destinar parte das suas emendas para o enfrentamento do vírus no Rio Grande do Norte.

Vivaldo afirmou que a situação da Covid-19 no Brasil e no Rio Grande do Norte perdeu o controle. “O sistema de saúde está colapsado, não têm leitos disponíveis nos hospitais, as equipes estão cansadas física e psicologicamente”, disse. Ele lembrou que a situação é semelhante por todo o Nordeste.

O parlamentar contou que participou de uma reunião nesta segunda-feira (31), convocada pelo procurador da República do Rio Grande do Norte, Victor Mariz, e a tônica de todos os pronunciamentos foi a mesma: a situação de gravidade da doença no RN e no Brasil. “Não há medicamentos para tratar o paciente, mesmo que o estado queira comprar. Isto se chama colapso”, lembrou Vivaldo Costa.

“O procurador aconselhou que a governadora tomasse providências mais enérgicas, mais restritivas. Victor Mariz usou uma frase pertinente: essa é a hora da gente fazer uma aliança de todos para salvarmos os doentes e para evitar que as pessoas adoeçam. Mas, infelizmente, parece que alguns colegas não estão acompanhando a situação do RN”, alertou o deputado.