RN tem recorde de solicitações por UTI em um dia e número de pessoas que morreram na fila passa de 800

Estado registrou nesta quarta 156 pedidos de vagas por parte das unidades de saúde, o maior número de toda a pandemia— Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por Leonardo Erys, G1 RN — O Rio Grande do Norte registrou na quarta-feira (26) o maior número de solicitações por um leito de UTI desde o início da pandemia. Ao todo, foram 156 pedidos encaminhados pelas unidades de saúde à Central de Regulações para pacientes que precisam desse tipo de internação.

O recorde anterior havia sido registrado no dia 15 de março, com 149 pacientes que precisavam de um leito no mesmo dia. Os dados estão no Regula RN.

De março até aqui, o número de solicitações diárias está praticamente na casa dos 100 e chegou a atingir 143 em 8 de abril e 146 em 12 de maio. Como base de comparação, no ano passado, o dia com maior solicitação foi 22 de junho, com 127.

Nos últimos dias, essa média tem subido. Desde 14 de maio, o número de solicitações está acima de 120. A média móvel, que chegou a ser de 100 no inicio de maio, atualmente é de 133.

Com 97% dos leitos de UTI ocupados no estado, de acordo com o Regula RN, esse número contribui para o crescimento da fila por um leito no estado. Atualmente, esse número é de 98 pessoas – ele chegou a ser de cerca de 30 no início do mês.

Mais de 800 mortes

Com mais pacientes na fila, crescem também os pacientes que não resistem à doença enquanto aguardam um leito de UTI. Nesta semana, o estado ultrapassou a marca de 800 pessoas (813 até esta quinta) que morreram enquanto esperavam um leito crítico de Covid-19. O número é referente a todo período da pandemia.

Até esta quinta-feira (27), apenas maio já soma 80 vidas que foram perdidas antes mesmo de conseguirem internação num leito de UTI. Esse é já é o quarto mês com mais registros – atrás de junho de 2020 (168), março de 2021 (182) e abril de 2021 (86).

Há pouco mais de um mês, o número de pessoas que morreram na fila à espera de uma UTI ultrapassava os 700.

Neste mês de maio, a data mais crítica foi o dia 12, quando morreram sete pessoas sem leitos de UTI num espaço de 24 horas.

Os números desses 27 dias de maio ainda podem crescer, já que algumas mortes são registradas no sistema pelas unidades de saúde dias depois do ocorrido.

Esses pacientes que morrem na fila são regulados com a necessidade de uma UTI, mas não conseguem ser transferidos em função da alta taxa de ocupação dos leitos críticos em todo o estado.

Situação atual

O RN tem atualmente 97% de ocupação dos leitos críticos, que, ao todo, são 416. Nos hospitais particulares de Natal, a ocupação dos leitos críticos já ultrapassou os 80% nesta semana.

o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, reforçou que o estado vive uma situação de quase colapso e que não há mais possibilidade de abrir novos leitos.

O RN também já soma em cinco meses de 2021 mais mortes por Covid-19 do que em todo o ano de 2020. Março e abril foram os meses mais letais da pandemia no estado e maio já é o quinto com mais óbitos.

Na terça-feira (25), o estado ultrapassou a marca de 6 mil mortes pela doença desde o início da pandemia. O mês de maio também já é o com mais casos confirmados da doença.

Medidas

Com o agravamento da pandemia, o governo do RN publicou novos decretos. No Alto Oeste, Região Central, Vale do Açu e Seridó, houve decretos regionalizados com medidas mais restritivas, como fechamento das atividades essenciais e proibição na venda de bebidas alcóolicas inclusive nos supermercados.

No entanto, o decreto que vale para o restante do estado, inclusive para a região Metropolitana, com Natal e Parnamirim, e para o Oeste, com Mossoró, foi prorrogado com medidas de flexibilização, com autorização do funcionamento do comércio e toque de recolher apenas noturno.