Concurso da PF: 11 candidatos foragidos são presos ao tentar fazer a prova

Exame ocorreu no domingo (26), mas prisões foram divulgadas nesta quarta-feira (26) — Foto: Divulgação

Por Wellington Hanna e Walder Galvão, TV Globo e G1 DF — A Polícia Federal (PF) prendeu, no domingo (23), 11 foragidos da Justiça inscritos para as provas do concurso da corporação no Distrito Federal e em nove estados. Os candidatos tinham mandado de prisão em aberto e foram retirados do local do exame.

De acordo com os investigadores, “os mandados de prisão foram cumpridos de forma discreta e sem causar tumulto ou prejuízo para aplicação das provas”. Segundo a PF, a medida “garantiu a segurança do concurso”, além de retirar os indivíduos do convívio social.

A prisões ocorreram em:

Brasília
Acre
Bahia
Mato Grosso
Rondônia
Roraima
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo

A Polícia Federal, no entanto, não divulgou informações sobre os crimes que os presos respondiam e nem a identidade dos detidos. No domingo, foram aplicadas as provas escritas do concurso público para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da corporação.

Ao todo, são 1,5 mil vagas e mais de 320 mil inscritos no certame. Os salários iniciais variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil. Além das provas objetivas e discursivas, a seleção conta com:

Exame de aptidão física
Avaliação médica e psicológica
Prova oral e prova de digitação para os cargos de delegado e escrivão, respectivamente
Avaliação de título
Investigação social