Vereadora destaca importância da lei para implantação de hortas orgânicas em escolas públicas de Natal

De autoria de Ana Paula, os alimentos produzidos reforçarão os lanches escolares dos alunos. — Foto: Verônica Macedo

A Prefeitura de Natal sancionou a Lei Nº 7100/2020, de autoria da vereadora Ana Paula (PL), determinando a implantação de hortas orgânicas em todas as escolas municipais da capital potiguar. Os alimentos produzidos nas hortas irão reforçar os lanches escolares dos alunos, trazendo melhorias e qualidade alimentar.

O consumo de alimentos saudáveis é uma constante preocupação de pais, gestores e da sociedade como um todo. Sabendo que o consumo e entendimento desses nutrientes benéficos pelos alunos, o rendimento escolar e a saúde podem sim melhorar, é que esta lei foi pensada.

A lei prevê que a implantação das hortas orgânicas será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, podendo contar com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e em parceria com a comunidade local.

A vereadora Ana Paula afirma, que as instituições de ensino existentes que não contarem com áreas disponíveis para a implantação das hortas, deverão celebrar convênios ou parcerias com outras entidades escolares públicas ou privadas.

Para a vereador Ana Paula, “o cultivo das hortas orgânicas vai permitir a prática em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender, valorização e incentivo às técnicas de cultura orgânica e sua importância para a manutenção da vida. Essa Lei vai auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes no processo de aprendizagem sobre como manejar a terra e plantar hortaliças, estabelecendo assim, relações entre valor nutritivo dos alimentos cultivados, o desenvolvimento sustentável e hábitos alimentares saudáveis, e fortalecimento da prática da agricultura familiar, soberania alimentar e integração entre a escola e a comunidade”, justificou a parlamentar municipal.