Seridó: Ezequiel solicita investimentos em segurança, educação e infraestrutura

Um dos documentos é voltado a recuperação do trecho da BR-226, localizado entre os municípios de Currais Novos, São Vicente e Florânia — Foto: João Gilberto

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou requerimentos com o objetivo de levar investimentos em infraestrutura, educação e segurança pública para o Seridó potiguar. As solicitações foram encaminhadas a governadora Fátima Bezerra (PT).

Um dos documentos é voltado a recuperação do trecho da BR-226, localizado entre os municípios de Currais Novos, São Vicente e Florânia. Outra solicitação diz respeito a melhorias na estrada RN-041, no trecho que liga os municípios de Currais Novos a Lagoa Nova.

“A BR-226 necessita com urgência da execução da Operação Tapa-Buracos. A restauração desse trecho é de extrema importância, uma vez que a citada estrada, de tão deteriorada, encontra-se prestes a se tornar inutilizável pelas péssimas condições em que se encontra e pelo eminente risco de acidentes que oferece aos condutores e pedestres”, disse Ezequiel. A rodovia pertece ao Governo Federal, mas na sua construção foi transferida para a responsabilidade do Governo do Estado, a quem cabe realizar a manutenção da rodovia.

Já em relação a RN-041, o deputado lembra que a “falta de manutenção nos últimos anos e o consequente desgaste do asfalto com o aparecimento de buracos tem dificultado o tráfego e coloca a população em risco”. Esta estrada tem uma grande importância econômica, já que é a principal responsável pelo escoamento de castanhas de caju, mandioca e hortaliças produzidas em Lagoa Nova. Também é utilizada por caminhões que transportam os equipamentos para construção de Parques Eólicos na Serra de Santana.

O parlamentar enviou requerimento ainda ao Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo, onde reivindica a construção de um posto da Polícia Militar e a disponibilidade de uma picape para uso dos policiais no Distrito da Cruz, localizado na zona rural de Currais Novos. Segundo Ezequiel, a cidade “está bastante vulnerável quanto à segurança”.

“A migração da violência e da criminalidade da zona urbana para a rural preocupa os moradores e as autoridades, em função dos delitos registrados a cada dia. Insegura, a população, sobretudo os residentes do distrito da Cruz, espera que o governo do Estado tome providências para amenizar o quadro, que corre o risco de ficar insustentável”, disse Ezequiel.

Também para Currais Novos, Ezequiel requer a execução do saneamento básico e calçamento das ruas do bairro Radir Pereira. “Essa ação é essencial para toda a sociedade para que sejam evitadas doenças que provém dos esgotos a céu aberto”, enfatizou. Neste sentido, o pedido direcionado a Caern tem como objetivo também a melhoria da saúde pública.

Por fim, Ezequiel solicitou reformas das Escolas Estaduais Professora Ester Galvão, Tristão de Barros, Capitão Mor Galvão, Poeta Celestino Alves, Lions Clube e Centro Supletivo Professora Creuza Bezerra. “Estes colégios estão em insatisfatórios estados de conservação, com rachaduras nas paredes, goteiras no telhado e com a parte hidráulica e elétrica deterioradas”, disse.