RN atinge maior número de internados em UTIs desde o início da pandemia

A ocupação de leitos no estado chegou a 90,1% nesta quinta — Foto: Ariel Dantas

Por Agora RN — A rede pública de saúde do Rio Grande do Norte atingiu o maior número de internações em leitos críticos para tratamento da covid-19 desde o começo da pandemia. No total, 247 pacientes estão hospitalizadas nas unidades de terapia intensiva e semi-intensiva, na manhã desta quinta-feira (25). Os dados são da plataforma Regula RN, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

A ocupação de leitos no estado chegou a 90,1% nesta quinta. Ou seja, dos 274 leitos operacionais do RN, 247 estão ocupados por pacientes com quadro grave de covid-19. O recorde de internados ocorre em um cenário de maior oferta de leitos, o que evidencia o momento preocupante da pandemia no estado.

Na série histórica, o RN teve 96,57% de ocupação no dia 28 de junho de 2020, mas haviam menos pessoas  internadas: 197. Na época, a rede pública contava com 204 leitos críticos. De acordo com a infectologista Marise Freitas, o recorde de internações registrado nesta quinta (25) aponta que o estado está no pior cenário da pandemia desde o surgimento da covid-19.

“Embora não estejamos enxergando ainda, a segunda onda de Covid-19 no nosso estado está sendo pior do que a primeira. Nunca tivemos tantas pessoas internadas em leitos de UTI. Foram abertos mais leitos de enfermaria, mais leitos críticos e mesmo assim temos muito internados. Isso expressa o quanto devemos nos proteger. Focamos na internação porque isso implica diretamente em vida ou morte, mas esse número de pessoas que precisam de tratamento em terapia intensiva é uma parcela, o que significa dizer que muito mais gente está se infectando”, afirma,

A situação mais delicada é a da Região Metropolitana de Natal (93,5%). As regiões Seridó e Oeste estão acima dos 80% de ocupação dos leitos críticos. A média de 80% é o limite estabelecido como aceitável para a retomada econômica pelo governo estadual. Também nesta quinta, o RN registrou 12 hospitais públicos com ocupação de 100%.

Segundo o último boletim epidemiológico da Sesap, o RN tem 3.553 óbitos por covid-19 e 163.515 casos confirmados da doença. Os número de vacinados é 88.140.