35,5 mil doses da vacina de Oxford chegam ao Rio Grande do Norte

Outras 19,4 mil doses do imunizante da CoronaVac desembarcam no Aeroporto de Natal nesta quinta-feira (25) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por G1 RN — Um lote com 35,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca desembarcou no Aeroporto de Natal na tarde desta quarta-feira (24). O governo do RN aguardava que 54,9 mil doses fossem enviadas pelo governo federal, porém os 19,4 mil imunizantes previstos da CoronaVac não chegaram nesse mesmo voo.

Segundo a superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, a previsão é de que as doses de CoronaVac cheguem ao Aeroporto de Natal na quinta-feira (25), num voo Latam, às 15h20.

A explicação é que os voos saem de estados diferentes, já que a CoronaVac é produzida em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, e a vacina de Oxford com a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

As novas doses serão utilizadas para começar a vacinação de indígenas e também dos idosos a partir dos 80 anos no estado. Com a chegada de um lote menor do que o previsto nesta quarta-feira (24), há também um contratempo na distribuição.

Apesar disso, as que já chegaram vão seguir o cronograma de serem distribuídas aos municípios nesta quinta-feira (5) pela manhã.

“A logística ideal seria esperar o lote da CoronaVac para enviarmos todas as doses ao mesmo tempo, mas dada a emergência de salvar vidas, as vacinas que chegaram hoje (quarta-feira) serão a partir de 7h distribuídas aos municípios, para que eles já iniciem esse processo de vacinação”, explicou Ralfo Cavalcanti, diretor geral da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), onde as vacinas vão ficar armazenadas.

Com a chegada deste novo lote nesta quarta-feira (23), o RN já recebeu até o momento 210.840 doses de vacinas, entre Coronavac (143.840) e a Vacina de Oxford/AstraZeneca (67.000).

O primeiro lote da Coronavac chegou ao Rio Grande do Norte no dia 19 de janeiro.