Nova remessa de vacinas é enviada a municípios para imunização de idosos

Novas doses da CoronaVac contra a Covid-19 são distribuídas para todo Rio Grande do Norte. — Foto: Anderson Barbosa/SESED

Na manhã desta segunda-feira (8), começaram a ser distribuídas para as regionais de saúde de todo estado, 70.400 doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19. As doses fazem parte do lote de 46.700 doses recebido nesse domingo (7) e também doses remanescentes da primeira remessa de 82,4 mil doses que chegou ao Rio Grande do Norte no dia 19 de janeiro.

As vacinas devem imunizar idosos acamados acima de 75 anos e os que tenham 85 ou mais, acamados ou não. Também os profissionais de saúde que já tomaram a primeira dose da vacina.

As doses saíram por volta das 7h30 da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com destino as Unidades Regionais de Saúde (Ursap) de todo estado. O transporte foi feito por viaturas do Corpo de Bombeiros escoltadas pela Polícia Militar.

Das doses enviadas para unidades regionais nessa remessa, 22.200 serão destinadas aos idosos acima de 75 anos que estejam acamados e idosos acima de 85 anos, conforme decisão do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).

As regionais localizadas em Natal e Região Metropolitana receberão 7 mil doses e para as regionais do interior foram destinadas 15.200 doses para iniciar a vacinação dos idosos.

Já para os profissionais de saúde que receberam a primeira dose da CoronaVac ainda no mês de janeiro e devem tomar a segunda dose do imunizante, foram destinadas 48.100 doses. Desse total, 30.200 serão entregues as regionais de saúde do interior e 17.900 para a Grande Natal.

“Nós estamos dando prioridade para as regionais de saúde um pouco mais distantes. Para a Região Metropolitana iremos transportar até o fim da manhã. É uma carga preciosa, é importante todo cuidado no transporte. Optamos por carro mais novos, com ar-condicionado melhor. E optando por fazer com os mesmos bombeiros que já fizeram da primeira vez para seguir o mesmo padrão”, informou o Major Cristiano Couceiro, do Corpo de Bombeiros.