Governadora Fátima Bezerra participa da posse do reitor eleito do IFRN

O reitor recém-empossado, professor José Arnóbio, bastante emocionado, agradeceu o apoio da governadora — Foto: Robson Araújo

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, participou da posse do reitor do IFRN, eleito ainda em 2019. Depois da intervenção do Governo Federal durante oito meses na instituição, o professor José Arnóbio tomou posse na sexta-feira, dia 5.

Para relembrar os fatos, José Arnóbio ganhou a eleição em 04 de dezembro de 2019 com 48,25% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Wyllys Farkatt Tabosa, que era o reitor no momento, e em terceiro ficou José Ribeiro de Souza Filho. Porém, o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, não o nomeou o primeiro lugar para o cargo, colocando em seu lugar Josué de Oliveira, que não havia participado das eleições. A nomeação do interino tomou como base a Medida Provisória 914, que não está mais em vigor. A gestão pro tempore durou oito meses.

Após determinação judicial, expedida no último dia 11 de dezembro de 2020 pela juíza Gisele Leite, da 4ª vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, José Arnóbio de Araújo Filho foi nomeado como reitor do IFRN. A nomeação consta na edição 243 do Diário Oficial da União.

“Essa não é uma simples posse. É, sobretudo, um momento histórico, que marca a resistência e a luta da comunidade que elegeu o professor Arnóbio como legítimo representante, e lhe foi tirado esse direito”, afirmou a governadora em seu discurso.

Fátima ainda lembrou que, no âmbito do Estado, deu um passo decisivo quando criou o projeto de lei que acaba com a lista tríplice para a escolha do reitor ou reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a UERN. A lista tríplice permitia que o presidente da república escolhesse qualquer um dos três primeiros lugares, independente se havia ficado em primeiro ou em terceiro lugar na votação. A lei assegura juridicamente que será o nomeado o candidato mais votado na eleição.

A gestora frisou ainda que, quando ainda era parlamentar, fez parte do Plano de Expansão da Educação Tecnológica do Brasil, plano que no Rio Grande do Norte foi responsável pela ampliação extraordinária de dois campi para 22 atuais IF´s no estado. “Quando eu visito uma escola profissionalizante do nível do IF, eu vejo o futuro de maneira clara nos olhos de cada aluno. Eu vejo sucesso profissional, que traz dignidade, satisfação pessoal e qualidade de vida”.

Fátima Bezerra fez questão de reiterar a parceria com o IFRN, quando anunciou o investimento de R$ 240 milhões que irá fazer na educação pública da rede estadual do Rio Grande do Norte: “boa parte desses recursos vão ser destinados para a ampliação da rede de educação profissional. É aí que reside a essência dessa parceria com o IFRN, que é referência em qualidade de ensino. No âmbito estadual, temos o IFRN como exemplo”.

O reitor recém empossado, professor José Arnóbio, bastante emocionado, agradeceu o apoio da governadora, relembrando sua atuação para a implantação do Plano de Expansão da Educação Tecnológica no Rio Grande do Norte. Relembrou também a crise que vivenciou nesses últimos meses.

“Somos uma instituição que liberta, que emancipa, que respeita as diferenças, que valoriza a liberdade, que propicia a possibilidade de sonhar. Como diria Rubem Alves: ‘Há escolas que são gaiolas, e há escolas que são aves’. Faço um apelo para que sonhemos alto, que sonhemos coletivamente”, discursou o professor Arnóbio.

Ele enfatizou a ciência e o conhecimento, ao reafirmar o papel da instituição como espaço principal de saber. Falou da carência do debate crítico, do crescimento da anticiência e do negacionismo. “Precisamos nos desdobrar na qualidade da formação e de produção de conhecimento, da cultura, da tecnologia, da informação”, finalizou.

A solenidade aconteceu de forma híbrida – participaram de forma presencial os diretores dos campi: Alan Paulo, de Ceará-Mirim; Samira Delgado, de Santa Cruz; Andreilson Silva, de Currais Novos; e, representando os alunos, a aluna do curso de Edificações, Hemaíse Antunes.

De forma virtual, estiveram presentes a deputada federal Natália Bonavides; os deputados estaduais Francisco Medeiros e Hermano Morais; os vereadores de Natal, Divaneide Basílio e Robério Paulino; o professor e ex-reitor (2016-2020), Wyllys Farkatt; o professor de filosofia e orador da solenidade, Maurílio Gadelha; os reitores de IFs: Luzia Mota, da Bahia; Nídia Heringer, do Rio Grande do Sul; Ana Lúcia Machado, de Santa Catarina; e Wally Menezes, do Ceará; além dos diretores gerais dos 22 campi do IFRN da equipe gestora sistêmica.