Anvisa rejeita uso emergencial de vacina que seria comprada por Consórcio Nordeste

O imunizante seria comprado por governadores nordestinos, por meio do Consórcio Nordeste. — Foto: Divulgação/SPUTNIK V

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que devolveu o pedido de autorização para uso emergencial da vacina Sputnik V. Em nota divulgada neste sábado (16.jan.2021), a agência declarou que o imunizante não apresenta “requisitos mínimos para submissão e análise”. O imunizante seria comprado por governadores nordestinos, por meio do Consórcio Nordeste. 

Apenas vacinas que estejam na fase 3 no Brasil (testagem em massa) podem solicitar permissão para uso emergencial. Não é o caso da Sputnik V, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Gamaleya, na Rússia.

O imunizante pediu autorização para começar os testes no Brasil, mas o processo está parado. Desde 4 de janeiro, a Anvisa aguarda o envio “de informações essenciais” que já foram solicitadas ao laboratório União Química, encarregado da Sputnik V no Brasil.

Mesmo quando –e se– conseguir permissão para testes em massa no Brasil, a Sputnik V não pode pedir autorização para o uso emergencial de forma imediata. De acordo com a Anvisa, “é necessário que tais estudos estejam em andamento no país, além de outras medidas condicionantes já previstas”.

A agência também exige estratégias detalhadas para garantir o acompanhamento dos estudos, bem como a segurança e eficácia do imunizante a longo prazo.

Fonte: Poder 360