Interessados podem se inscrever até 08/02 no labrn.com.br/inscrição — Foto: Divulgação

O LAB RN é uma iniciativa que visa democratizar o acesso à linguagem audiovisual, buscando atingir prioritariamente pequenas cidades do estado do Rio Grande do Norte, levando formação e apreciação em cinema com o intuito de capacitar jovens realizadores fora dos grandes centros de produção cinematográfica.

Serão aceitas candidaturas de jovens de no mínimo 18 anos, do interior do estado do Rio Grande do Norte, com ou sem experiência na produção de roteiro, mas que tenham interesse por escrever e que tenham boas histórias para contar. Entretanto, para se inscrever, é necessário o envio de um pequeno texto dissertativo, de no mínimo 40 linhas, com a ideia do trabalho a ser desenvolvido.

O laboratório acontece entre 21 e 27 de fevereiro, e, por conta da pandemia, a primeira edição será integralmente de modo virtual. Os interessados em participar do projeto podem fazer sua inscrição, gratuitamente, no período de 08/01 a 08/02 no abrn.com.br/inscricao.

Durante esse período os selecionados terão a oportunidade de acesso a palestras ministradas por profissionais da área de audiovisual e contarão também com a assistência de facilitadores que irão mediar o processo de construção dos roteiros em subgrupos. Privilegiando uma metodologia de formação conjunta, o laboratório pretende suscitar um processo de imersão e criação coletiva.

O LAB RN é inspirado no projeto Jabre, um laboratório de roteiro destinado a jovens da Paraíba que acontece desde 2011 e que tem ajudado a matizar a cena audiovisual do estado a partir de filmes dirigidos por cineastas de cidades interioranas.

O Lab RN é uma realização do projeto Caicó Criativa e conta com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Inscrições: https://labrn.com.br/inscricao/