‘Vamos seguir com comércio funcionando’, diz prefeito de Natal em reunião com empresários sobre combate à Covid-19

Prefeito de Natal, Alvaro Dias, em reunião com empresários em Natal — Foto: Alex Régis/Prefeitura de Natal

Por G1 RN — O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e secretários municipais se reuniram com representantes dos setores de comércio, serviços, bares e restaurantes, nesta segunda-feira (7), para discutir as medidas de enfrentamento à Covid-19, por causa do aumento de casos da doença. O prefeito afirmou aos empresários que os estabelecimentos deverão continuar abertos, mas solicitou que sejam cumpridas as medidas de prevenção.

“Vamos seguir com o comércio, bares, restaurantes e demais espaços funcionando, mas é fundamental que todos sigam à risca as medidas, como exigir o uso de máscara de clientes e colaboradores, ofertar o álcool em gel e obedecer o limite de pessoas permitido nos ambientes”, disse.

No encontro, o chefe do executivo municipal reconheceu que a capital potiguar passa por um novo aumento de casos e pediu um esforço conjunto para evitar o colapso da rede municipal de saúde. Caso contrário, reconheceu, ele considerou que medidas mais duras poderão ser adotadas.

“Estamos em um momento de alta no número de casos e internações e não queremos reviver os episódios que aconteceram no início da pandemia. Peço aqui o compromisso das entidades do setor para que cobrem, observem e cumpram as exigências estabelecidas para que não tenhamos que tomar atitudes extremas”, pontuou.

Fiscalização

O Prefeito alertou, ainda, para o fortalecimento e ampliação das ações de fiscalização e destacou que não vai permitir excessos.

“Não é interesse de ninguém executar um trabalho repressivo nos estabelecimentos. Muito pelo contrário: a determinação é para que os fiscais orientem, ajudem e contribuam para o cumprimento das regras. Porém, se houver a insistência na desobediência das normas, não iremos nos furtar de aplicar as penalidades previstas em lei”, finalizou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal notificou 50 estabelecimentos durante o primeiro fim de semana após a publicação do decreto municipal que suspendeu programações de fim de ano na cidade e tornou mais rígida a fiscalização de bares e restaurantes, por causa da pandemia da covid-19. Ao todo, 15 estabelecimentos foram multados e um bar foi interditado.

A fiscalização aconteceu em bairros como Ribeira, na Zona Leste, e Candelária e Ponta Negra, na Zona Sul.