Eleições 2020: governadora destaca apoio estadual ao exercício da democracia

Em seu local de votação, Fátima reforçou, ainda, a necessidade da manutenção dos cuidados com a pandemia — Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra participou do primeiro turno das eleições municipais de 2020 ao votar na manhã deste domingo (15), no prédio de uma universidade na zona Sul, em Natal. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual concedeu entrevistas à imprensa presente no local e lembrou que “o voto é obrigatório, mas acima de tudo é um direito, e, no nosso país, é uma conquista após muitas lutas. É uma das formas mais democráticas em que o cidadão e a cidadã passam uma procuração legítima para ter um representante que pense nas necessidades e nos anseios coletivos”.

Para assegurar esse direito, o Governo do RN disponibilizou mais de 8 mil homens e mulheres das forças de segurança. Desse total, três mil estão trabalhando em caráter de recursos humanos extraordinários e ficarão nos locais de votação. Já o efetivo ordinário, está no patrulhamento de rotina. Os agentes de segurança estão nas ruas nos 167 municípios. O estado possui 1.539 locais de votação e 2,4 milhões de eleitores estão tendo a segurança garantida pelas forças estaduais, municipais e federais.

Em seu local de votação, Fátima reforçou, ainda, a necessidade da manutenção dos cuidados com a pandemia — Foto: Sandro Menezes

Em seu local de votação, Fátima ainda destacou: “Encontrei novos policiais militares formados e já trabalhando, resultado do reforço à Segurança Pública, com os mil novos policiais militares recentemente incorporados aos quadros”. O Governo do Estado está empregando nestas eleições forças de segurança de forma integrada com os efetivos municipais e federais.

Distanciamento e uso de máscara

Em um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus, Fátima Bezerra enfatizou a importância dos cuidados nesta votação: “Ainda estamos enfrentando a pandemia e devemos manter o distanciamento social, usar máscara e evitar aglomerações durante a votação”. Os locais de votação tiveram que seguir as recomendações para limpeza, desinfecção e sanitização orientadas por meio das Notas Técnicas elaboradas e publicadas pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde – Sesap.