Ícone da MPB processa candidata a prefeita por música em campanha

"Já estão sendo tomadas medidas processuais cabíveis para que a candidata possa responder judicialmente sobre esse ato, já que se negou a resolver amigavelmente essa questão", diz a nota da cantora — Foto: Reprodução

Por UOL — O cantor Milton Nascimento disse que está tomando medidas processuais contra a candidata Maria Lúcia Cardoso (MDB) por violação de direitos autorais. Maria é concorre à Prefeitura de Pitangui, no estado de Minas Gerais, e teria usado na campanha a música “Maria, Maria” sem prévia autorização autor, que divulgou uma nota de repúdio.

No comunicado, a atitude da candidata é classificada como “nojenta e vergonhosa” e e é dito que Maria infringiu a lei sobre direitos autorais, 9.610/98, onde consta que a reprodução de uma música deve depender da “autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra”.

“Já estão sendo tomadas medidas processuais cabíveis para que a candidata possa responder judicialmente sobre esse ato, já que se negou a resolver amigavelmente essa questão”, diz a nota.

Maria Lucia foi casada com o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso e é mãe do deputado federal Newton Cardoso Jr (MDB).

A canção Maria, Maria foi composta por Milton Nascimento e Fernando Brant e gravada originalmente pelo Clube da Esquina em 1978 pelo Clube da Esquina. No entanto, se tornou conhecida nacionalmente com a interpretação de Elis Regina.