Orientação é que pessoas acima de 60 anos votem no período das 07h às 10 horas — Foto: Divulgação/TSE

O horário das Eleições Municipais de 2020 será ampliado em uma hora e começará mais cedo, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O período da manhã também será o horário de votação preferencial para pessoas acima de 60 anos. A medida foi definida pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Agora, o período de votação será das 07h às 17h e o período destinado aos idosos é das 07h às 10h.

A medida vale tanto para o primeiro turno quando para o segundo turno considerando o horário local, para evitar aglomeração de eleitores e como medida de prevenção ao Covid-19. Segundo o TSE, o horário foi definido com base em análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), INSPER, FIOCRUZ e Universidade de São Paulo (USP).

PREVENÇÃO – Barroso lembrou ainda que o TSE adotará “todas as medidas possíveis e razoáveis” para promover a segurança dos mesários e dos eleitores. A instituição também irá oferecer, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras para todos os mesários, para que possam trocá-las três vezes ao longo do dia e mais de 1,8 milhão de protetores faciais (face shield).

Cada mesário também terá um frasco de 200 mililitros de álcool em gel, para a sua higienização pessoal. Mais de 1 milhão de litros de álcool em gel serão espalhados pelas seções eleitorais de todo Brasil, para que os eleitores possam limpar as suas mãos na entrada, votar e limpar novamente as mãos na saída da votação. A recomendação é que os eleitores também compareçam às sessões com máscara própria.