“Meu Seridó” inicia ciclo de apresentações em ambiente digital a partir da próxima sexta-feira (16)

Ao todo, serão seis apresentações com presença de anfitriões da cada cidade contemplada pelo projeto "Sementes do Meu Seridó" — Foto: Assessoria

Narrar a história do Seridó de forma poética e bem-humorada, valorizando os costumes e tradições típicos daquela região. Com esse propósito foi concebido o espetáculo “Meu Seridó”, em circulação desde o final de 2017 e que retorna aos palcos, dessa vez em ambiente digital, no período de 16 a 25 de outubro.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva ao espectador, antes da cada apresentação haverá um bate-papo entre membros da Casa de Zoé e anfitriões das cidades contempladas, havendo, portanto, uma ligação mais íntima entre as apresentações e o público que irá acompanhar via internet.

A peça foi pré-gravada em estúdio e contou com utilização de quatro câmeras, absorvendo o melhor dos aparatos tecnológicos no sentido de proporcionar a sensação única de estar no palco acompanhando a evolução da história do Seridó, narrada pelo espetáculo.

“As quatro câmeras resultaram em mais de 12 horas de filmagens em inúmeros takes, até todo esse processo captado de forma fragmentada se unir e fluir numa coisa só, paradoxalmente preservando a condução natural de quando a peça é apresentada presencialmente, preservando a endorfina artística”, afirmou Carito Cavalcanti, que dirigiu a gravação do espetáculo.

A programação acontecerá sempre a partir das 20 horas, no canal do YouTube da Casa de Zoé conforme o seguinte cronograma: Acari (16), Florânia (17), Parelhas (18), Umarizal (23), Currais Novos (24) e Carnaúba dos Dantas (25).

As apresentações em ambiente virtual acontecem como culminância do projeto “Sementes do Meu Seridó”, que desde setembro realiza uma série de atividades formativas e bate-papos com personalidades seridoenses através das redes sociais da Casa de Zoé.

César Ferrario, diretor do “Meu Seridó”, destaca que a transposição de um espetáculo teatral do palco para as plataformas virtuais oferece riscos, desafios, porém, novas possibilidades. “A grande questão é manter as características da criação primeira que foi feita para o tablado, para a relação presencial, mantendo ao máximo possível essas características na captura da obra pelo audiovisual”, sublinhou.

“Entendendo que de alguma forma haverá uma depreciação, enquanto seu propósito original. Porém, entendendo que essa não é uma opção, mas uma circunstância colocada, o que nos cabe agora é aproveitar ao máximo possível os ganhos que essa nova situação pode oferecer. Pensar, por outro lado agora, o Meu Seridó poderá chegar em qualquer parte do mundo e que as pessoas poderão aproveitar a obra no aconchego das suas casas”, afirmou.

Projeto promoveu capacitações com professores da rede pública de ensino

Ainda no mês de setembro, o projeto teve início com uma série de atividades formativas realizadas em ambiente virtual, voltadas para professores da rede pública de ensino e que teve como facilitador o Professor Dr. Helder Macedo.

A oficina “Sementes do Meu Seridó” teve como objetivo discutir junto aos docentes da rede pública das cidades elencadas, aspectos históricos que emergem do texto dramatúrgico do espetáculo “Meu Seridó”, do autor Filipe Miguez, realçando suas conexões com a literatura regional e com as fontes históricas.

“As oficinas se constituíram como um trabalho preparatório no sentido de discutir os conteúdos da história e da cultura do Seridó que estão no espetáculo e discutir esses aspectos junto aos professores. Foi uma experiência rica e gratificante, pois tive que fazer a transposição didática de todo conteúdo do espetáculo para os professores”, explicou Helder Macedo.

Outra ação realizada pelo projeto foi a realização de lives pelas redes sociais com várias personalidades do Seridó, como forma de preservar a memória e ressaltar a diversidade de pensamentos do povo seridoense.

O projeto “Sementes do Meu Seridó” é uma realização da Casa de Zoé com produção da Bobox Produções. O projeto conta com patrocínio da Cosern, Instituto Neoenergia Governo do Estado e Fundação José Augusto, através do Programa de Patrocínio Câmara Cascudo.

SERVIÇO:

Projeto: Sementes do Meu Seridó

Apresentações do espetáculo: “Meu Seridó”

Programação:

Acari – 16/10

Florânia – 17/10

Parelhas – 18/10

Umarizal – 23/10

Currais Novos – 24/10

Carnaúba dos Dantas – 25/10

Horário: 20 horas

Canal: youtube.com/casadezoe

Mais informações:

Instagram/casadezoe

Assessoria de imprensa: (84) 9.9955-8605

Produção: (84) 9.9100-5352

FICHA TÉCNICA VÍDEO:

Direção de Vídeo: Carito Cavalcanti e César Ferrario

Fotografia: Carito Cavalcanti, Justino Neto e Paolo Araújo

Edição e Finalização: Justino Neto

Som Direto e Mixagem: Paulo de Oliveira

Estúdio: Prisma Filmes

Produtora de Vídeo: Praieira Filmes

FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO:

Direção: César Ferrario

Dramaturgia: Filipe Miguez

Elenco: Titina Medeiros, Nara Kelly, Caio Padilha, Marcílio Amorim e Igor Fortunato

Coordenação de Produção: Arlindo Bezerra

Produção Executiva: Talita Yohana

Técnicos de Montagem: Janielson Silva, Juca Santos, Rogério Ferraz e Sandro Paixão

Direção de Arte: João Marcelino

Identidade Visual: FilipeAnjo

Direção Musical: Caio Padilha

Pesquisadora: Leusa Araújo

Operação de Luz: Janielson Silva

Mídias Sociais: Talita Yohana e Titina Medeiros

Assessoria de Imprensa: Referência Comunicação

Documentário e Vídeo do Espetáculo: Praieira Filmes

Teasers: Gravura Filmes

Fotos: Brunno Martins