Idoso de 98 anos com problema vascular aguarda há dois meses para ser internado em Natal

Sesap disse que paciente está sob cuidados do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e que tem atendimento agendado para esta sexta-feira (9) — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Por Anna Alyne Cunha, Inter TV Cabugi — Um idoso de 98 anos de Natal espera há quase dois meses por uma internação em uma unidade hospitalar. Antônio Cabral da Costa tem um problema vascular grave que requer muitos cuidados. O idoso já teve uma das pernas amputadas em decorrência das complicações da doença e pode perder a outra com a gravidade da situação. As feridas, algumas em estado grave, estão espalhadas por todo o seu corpo.

A filha e a neta de Seu Antônio, que moram no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital, se revezam nos cuidados. “É muito difícil o dia a dia, eu tenho problema de saúde também e ele é pesado, geme muito de dor. Eu não durmo direito e passo a noite cuidando dele”, conta a filha Zilma Rodrigues.

A família se mantém com a aposentadoria do idoso e o auxílio emergencial do Governo Federal. Os custos com os remédios e os curativos correspondem à metade dos gastos da casa. Seu Antônio ainda recebe, em dias alternados, a visita da equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que auxilia na troca dos curativos.

Mesmo com os cuidados atuais, a família acredita que apenas o internamento pode oferecer mais conforto e dignidade ao idoso. ““Ele tem o direito de ser atendido. Eu vou correr atrás disso. Não vou deixar meu avô abandonado”, fala a neta Meire Silva.

A Secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi procurada e por meio de nota disse que “o paciente está sob cuidados do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e tem recebido assistência regularmente, com visitas da equipe, curativos, orientações e tudo o que inclui a atenção domiciliar”.

Segundo a pasta, “a consulta está agendada pela Central Metropolitana de Regulação para o dia 9 de outubro, às 13h, e o SAD já agendou o carro social para transportar o paciente. A consulta tem como objetivo a avaliação do paciente para a cirurgia”.