Vereadora Divaneide Basílio é homenageada com Medalha Nísia Floresta 2020

Divaneide é uma das protagonistas, em Natal e na CMN, no combate a discriminacao de gênero, raça e classe contra mulheres em espaços de poder. —Foto: Divulgação.

Em um ato de reconhecimento, a vereadora Divaneide Basílio (PT), foi homenageada, nesta quarta-feira (30), com a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta 2020. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Mulheres, ocorreu no Solar Bela Vista.

A vereadora foi reconhecida pelo trabalho realizado, ao longo da vida e no mandato na Câmara Municipal de Natal (CMN),  por ações e políticas públicas voltadas para as mulheres. Divaneide é uma das protagonistas, em Natal e na CMN, no combate a discriminacao de gênero, raça e classe contra mulheres em espaços de poder.

“Essa medalha representa a luta de todas as mulheres de Natal. Aqui, encontrei companheiras que fazem parte da minha história e também dos movimentos a favor da vida das mulheres dessa cidade. Lembrei de quando era criança, nos movimentos de bairro que lutava por melhorias da nossa realidade”, agradeceu a vereadora, emocionada.

A Medalha Nísia Floresta foi instituída pelo Decreto 4.071, de 05 de março de 1990. É destinada à premiação simbólica de mulheres que, pela obra ou atividade, tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social, especialmente voltadas para as mulheres.

Também foram homenageadas  a subtenente da PM/RN Célia Maria Lins de Melo, a advogada Roberta Daniele da Costa Silva, e a servidora pública Liene Maria de Medeiros e a Secretária de Mulheres de Natal, Andréa Dias.

Nísia Floresta, foi uma educadora, escritora, poetisa brasileira e ferrenha lutadora pelos direitos da mulher. Seu tema essencial sempre foi a educação da mulher e sua participação na sociedade. Dionísia Gonçalves Pinto nasceu no dia 12 de outubro de 1810, em uma fazenda no município de Papari, atual Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte.