Em 1º dia da campanha, carreatas e passeatas geram aglomerações no interior do RN

Em Nova Cruz, as carreatas contaram com paredões e pessoas sem máscaras. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Tribuna do Norte — A campanha eleitoral visando à disputa de prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais teve início neste domingo (27).

Contudo, como já ocorreram durante as convenções partidárias, as aglomerações voltaram a ser registrado em diversos municípios potiguares, o que contraria diretamente os decretos municipais e estaduais de isolamento.

Em Macau, na Costa Branca do RN, um dos candidatos marcou a largada da campanha através de uma carreata que levou às ruas diversos eleitores sem que fossem obedecidas quaisquer medidas de isolamento social.

Em Macau, a aglomeração foi registrada em uma carreata que marcou o lançamento da campanha de um dos candidatos a prefeito — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Situação semelhante foi registrada em Nova Cruz, no Agreste do RN. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver apoiadores de um dos candidatos em cima de paredões e diversos outros atrás dos veículos, sendo que são várias as pessoas nas imagens sem fazer uso de máscaras.

De acordo com a Polícia Militar, foram registradas diversas ocorrências para ação em aglomerações. Além de orientar os cidadãos, a PM distribui máscaras para aqueles que saem de casa sem o equipamento de proteção. Os militares ainda não concluíram o levantamento de quantos e quais municípios registraram episódios nesse sentido, mas aponta para grande número de registros na região Oeste do RN.

Durante a semana, o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), Cipriano Maia, reforçou a importância de manter os cuidados no momento eleitoral, citando comícios, carreatas e passeatas como situações que devem ser evitadas. “Cuidado, atenção e responsabilidade com a vida é dever de todos nós”.

Ao contrário das eleições passadas, quando os candidatos podiam promover passeatas, a eleição esse ano limita essa movimentação. A legislação eleitoral permite mas, diante da pandemia, os candidatos precisam respeitar as restrições dos decretos estaduais e municipais que constam medidas de distanciamento social.