Denise Gaspar receberá Título de Cidadã Natalense em reconhecimento às ações solidárias realizadas na Capital Potiguar

A homenageada, Denise Pereira Gaspar, nasceu no engenho Mucuripe, em Ceará-Mirim. — Foto: Divulgação

Foi aprovado, nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Natal (CMN), o Título de Cidadã Natalense para Denise Pereira Gaspar, pelos relevantes serviços prestados à cidade do Natal. Segundo o propositor do título, o vereador Raniere Barbosa (Avante), essa homenagem não é somente concedida à Denise Gaspar, mas a todos que foram beneficiados por meio das intermediações solidárias por ela realizadas, ao promover ações sociais na Capital Potiguar.

A homenageada, Denise Pereira Gaspar, nasceu no engenho Mucuripe, em Ceará-Mirim, na propriedade de seu pai, Ruy Antunes Pereira, um homem que deixou para seus filhos ensinamentos valiosos e rigorosos. Em meados dos anos 50, ela foi enviada para estudar no melhor colégio do Rio de Janeiro, e, durante o período que permaneceu por lá, sempre se comunicou com seu pai por meio de cartas. No seu retorno para Natal, foi aprovada no curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Denise Gaspar é esposa do empresário Arnaldo Gaspar, com quem gerou três filhos: Arnaldo, Ruy e Sérgio Gaspar. Mesmo com a rotina de educar os filhos, administrar o lar e apoiar o marido nos desafios profissionais, ela sempre encontrou tempo, com muito prazer e dedicação, para a prática da arte solidária.

No ano de 1970, foi eleita a presidente da Casa da Amizade do Rotary Clube, na gestão de Paulo Bittencour; período no qual foi adquirida a sede da Escola Rotary, no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste da Capital Potiguar. Para arrecadar os recursos, foram organizados dois shows do humorista Chico Anísio, sendo um deles, nas instalações do cinema Rio Grande, e outro na sede do “América Futebol Clube”. Com as arrecadações, foram conquistados os valores para financiar a construção de duas salas de aula e uma quadra de esporte; além da adesão de parte do terreno, onde, ainda hoje, funciona a escola.

Outro episódio marcante foi quando a ex-governadora do RN Wilma de Faria foi primeira dama do Estado, ocasião na qual recorreu à amiga Denise Gaspar para promover uma festa beneficente, no Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar os artesãos potiguares. Na época, a então primeira-dama enviou muitas peças da artesã Luzia Dantas, escultora popular do município de Currais Novos, Região do Seridó do RN. O intuito, além de divulgar o trabalho da artesã, era arrecadar dinheiro para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, Denise Gaspar realizou um desfile de roupas femininas, com peças da boutique “Mônaco”, no Chez Castel. O desfile foi apresentado por Jece Valadão e, na época, uma das modelos foi Xuxa, que, inclusive, estava namorando Pelé. A pedido de Maria José Santos Gurgel, Denise também realizou um desfile de joias e parte da renda foi destinada ao Hospital Infantil Varela Santiago; além disso, por meio da mesma iniciativa, foi construída a cozinha do Hospital Giselda Trigueiro.