Setembro Amarelo: Vivaldo Costa propõe ao governo mais medidas de prevenção ao suicídio

O deputado citou iniciativa exitosa no município seridoense de São José do Seridó — Foto: Divulgação

Durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (15), o deputado Vivaldo Costa (PSD) lembrou o mês do Setembro Amarelo e chamou a atenção para a necessidade de prevenção, combate e discussão sobre o suicídio. O deputado citou iniciativa exitosa no município seridoense de São José do Seridó, o programa A Vida fala mais alto e sugeriu ao governo estadual a sua implantação nas demais cidades potiguares.

“Proponho à governadora Fátima Bezerra que adote esse programa em todos os municípios porque aí teremos a prevenção ao suicídio como acontece na querida cidade de São José, aonde o problema lá foi praticamente reduzido a zero”, disse.

O deputado afirmou que havia um grande tabu acerca do tema. “As pessoas inexperientes diziam que ninguém deveria falar sobre suicídio, mas os especialistas dizem o contrário, que o problema tem que ser debatido, tanto nas escolas, como nas universidades e em toda parte, porque é através da informação que a pessoa pode se prevenir”, disse Vivaldo, que durante o ano passado promoveu três audiências públicas para debater o suicídio, nas cidades de Natal, São José do Seridó e em Caicó.

Ainda em relação ao programa realizado em São José do Seridó, o parlamentar disse que a gestão pode executar sem grandes custos, pois aproveita a própria estrutura do Programa Saúde da Família.

Vivaldo também parabenizou o programa CVV, por sua atuação no combate ao suicídio ao longo dos anos. “Se uma pessoa está desesperada, deprimida, ansiosa, querendo tirar a sua própria vida, naquele momento de atropelo pode recorrer ao serviço, aonde será acolhido e terá orientação dos voluntários”, disse Vivaldo.